24/03/2023

O fim dos ônibus trucados chega à frota da Reunidas Transportes Urbanos



Por Josenilson Rodrigues Busão de Natal

A primeira empresa de ônibus de Natal a colocar em operação veículos na configuração de Três eixos, hoje se despede desses ônibus que chegam a ter 14 metros de comprimento.



A Reunidas Transportes Urbanos, permissionária do transporte coletivo urbano de Natal desativou na última semana o último veículo de configuração trucado da frota.



O ônibus é um Marcopolo Torino GVU montado no chassi Mercedes-Benz OF-1722 6x2, chegou 0km no ano de 2011 para as operações da linha 73. Com prefixo 08093 ele foi o último a ser desativado.

Agora, somente as empresas Via Sul Transportes e Transportes Cidade do Natal comtemplas em sua frota ônibus desta configuração, sendo na Via Sul Três unidades circulando na linha S-50 e na Cidade do Natal Dois na linha O-33.

Breve histórico


Tudo começou no ano de 2003, a recém nova empresa do sistema de transporte urbano de Natal, chegou para assumir o lugar da extinta empresa Pirangy Transportes LTDA que nesse ano trouxe Dois novos veículos de configuração trucado.

Uma super novidade na época, sem falar no padrão visual da Reunidas que ganhou as ruas. Visto que antes do padrão visual oficial da empresa aparecer, a frota circular com adesivo cobrindo o nome PIRANGY com o nome REUNIDAS.

Os primeiros veículos desta configuração eram da carroceria CAIO, modelo Apache Vip I, foi única compra de 0km dessa carroceria feita pela a Reunidas.

Com os prefixos: 08121 e 08122 eles chegaram montados no chassi Mercedes-Benz OF-1721 6x2. Iniciaram suas atividades operando na linha 73.

Em 2013 os Dois trucados da marca CAIO passaram a rodar fixo na linha 85. Em 2014 tiveram seus prefixos alterados, o 08121 virou 08112 e o 08122 virou 08104, mas logo foram desativados, deixando seu legado na história do transporte.



O fim dos trucados era esperado


Em Novembro de 2022, o site do Busão de Natal escreveu uma matéria sobre “os novos” ônibus que passaram a integrar a frota da empresa, diferente de qualquer outro, esses eram na configuração alongados, com 13,2m de comprimento.



Na matéria, foi destacado o uso deles para substituir os veículos trucados, visto que de fato, na medida que os alongados entravam em operação, eles ficavam no lugar de algum ônibus de configuração truck.

Diferente dos ônibus de configuração 6x2, o ônibus alongado exige mais do motorista, visto que o seu entre eixos pode chegar a 6,2m de comprimento. Diferente dos ônibus de Três eixo que são de 5,2m facilitando e muito a entrada em ruas mais estreita sem a necessidade de abrir espaço para realizar a manobra.

Você sabia?


Somente Três linhas de ônibus da Reunidas circulou com veículos trucados, o primeiro claro é a linha 73, a segunda foi a linha 26, isso aconteceu em uma Sexta-feira de Novembro de 2013, virou até noticia aqui no site.



A terceira foi a 85 que recebeu por um dia as operações do veículo 08119 e isso também foi destaque aqui no site. Na época, a linha já contava com as operações dos Apache Vip I trucado.

2 comentários:

  1. Muito Boa a matéria! Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. A falta desses ônibus na linha 73 só faz elevar a demanda nos veículos convencionais, pois os alongados faço questão de não andar, pessoas passam mau por causa das janelas que são abafados, padrão São Paulo.

    ResponderExcluir