De um Guanabara para um escolar: Conheça a história completa do Apache Vip II 1383



Por Josenilson Rodrigues Busão de Natal

Ah como um ônibus pode conter tantas histórias e nessa post trago elas e algumas situações acho que você nem sabia ou não lembrava.



O veículo desse especial é um Caio Apache Vip II montado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1722/59. Ele veio junto com outras 20 unidades sendo os últimos Caio Induscar zero quilômetro a serem incorporados pela a Guanabara.



Sua aquisição foi no ano de 2009 passando a circular na linha 60 que faz o atendimento Pajuçara / Mirassol.



Em 2011 quando a Guanabara foi vendida a um grupo empresarial do Pernambuco a qual administra a empresa até os dias de hoje, o veículo ganhou um novo prefixo, seu número 932 e isso aconteceu em Agosto de 2012 quando ele foi o primeiro ônibus Apache Vip II a receber o novo padrão visual da Guanabara.



Com esse novo padrão visual e prefixo o ônibus deixa a linha 60 e passa a rodar na extinta linha 61-62 que fazia o itinerário Soledade I / Petrópolis. Em Julho de 2016 algo inusitado aconteceu com ele na Av. Mário Negócio no bairro das Quintas, quando meliantes tentaram atear fogo ao veículo cuja as chamas foi logo controladas pelo o operador que conteve maiores prejuízos.



No ano de 2019 quando o veículo foi desativado e rapidamente foi vendido a uma empresa de ônibus local, a Viação Riograndense que colocou esse veículo para operar na Viação MDC. Lá rodou com o prefixo 1007 junto com mais Nove veículos de mesma configuração.



O ônibus rodou até os últimos dias da empresa que encerrou suas atividades no dia 15 de Abril desse ano.



Sem operações, ele foi colocado à venda e atualmente está em atividade no seguimento escolar de Parnamirim. Sua conservação continua impecável conforme fotos do amigo Cleihlton Morelli.

Um comentário:

  1. Pobre quase virava churrasco. Gostei da riqueza de detalhes na história dele. Emerson

    ResponderExcluir