30/10/2012

A necessidade de ônibus melhores

Por Antônio Ferro - Antônio Ferro

Foto Acervo Volvo
Cobrar sem levar em consideração os aspectos de uma operação urbana do transporte coletivo é muito fácil e cômodo a quem não se envolve diretamente com o setor. Porém, deixar de enfatizar a situação vivida por uma ampla maioria das cidades brasileiras em que não privilegiam um sistema de transporte público feito por ônibus incorporado à qualidade e ao moderno, é permitir que ainda vivamos no passado arcaico que compromete todo o desenvolvimento urbano.

Tome-se por exemplo o modelo urbano de veículo com motorização frontal, de suspensão metálica e transmissão manual, presente em mais de 80% da frota nacional de ônibus que opera nas cidades brasileiras. O uso desse veículo se dá muitas vezes pela presença de condições inadequadas (vias sem pavimento e manutenção, mal traçadas, compartilhamento com outros modais de transporte, baixo custo operacional, etc) à utilização de modelos mais modernos e de vanguarda.

Além disso, passageiros e motoristas são os mais prejudicados por usufruírem de uma versão que não passa de um caminhão encarroçado, não lhes proporcionando qualquer garantia em conforto.

O Projeto Padron, ideia instituída no final da década de 1970 e início dos anos 80, traria muita modernidade ao veículo com o emprego do câmbio automático, suspensão a ar, motorização traseira e piso baixo, mas o fator custo prevaleceu (e prevalece ainda hoje), tornando impeditivo sua presença em larga escala no ambiente urbano brasileiro.

Fonte: Revista AutoBus

4 comentários:

  1. Fernando Lima30 outubro, 2012

    Mais que busão lindo, gostei muito da foto.

    ResponderExcluir
  2. Se os estudantes valorizasse mais os ônibus, dariamos para que pudessimos fazer um transporte de melhor qualidade. Isso é fato.

    ResponderExcluir
  3. Gosto dos ônibus de Natal, só que alguns estão muito ruins, mas dá pra andar perfeitamente. Bas ter zelo por parte de nós usuários.

    ResponderExcluir
  4. Show de bola Jsenilson. Francisco da Guanabara!

    ResponderExcluir