Para salvar as empresas de ônibus da crise em que vivem, reajusta a cara tarifa não é a solução

Por Josenilson Rodrigues

ARQUIVO | Foto de: Josenilson Rodrigues
Hoje as empresas de ônibus pagam uma bagadela em impostos, com isso, o orçamento do final do mês fica “comprometido”, levando empresas como a: Viação Riograndense, Transportes Pirangy, Viação Unidos, Cidade do Sol Transportes entre outras a fecharem suas portas.

Mas isso é porque o nosso governo não faz uma vista grosa ao transporte e sim no lucro em que os mesmos recebem.

O transporte ferroviário de passageiros tem a passagem subsidiada pelo o governo salve engano estadual e por isso tem uma passagem muito baixa e acessível a todos, pena que o trem só anda em trilhos na qual não passa em todos os bairros de Natal.

O ônibus também deveria ter passagem subsidia pelo o governo municipal ou um abatimento nos impostos por parte do governo estadual e municipal, com isso não teria a necessidade de reajustar a tarifa que é muito cara.

Em uma solenidade onde a Guanabara entregou 60 novos veículos a população, Micarla de Souza confirma em seu discurso que não iria reajustar a tarifa, mas infelizmente o fato aconteceu e agora quem paga o pato é o povo. | Foto de: Josenilson Rodrigues
Realmente não temos a quem recorrer, pois fiquei extremamente revoltado é com o fato da prefeita Micarla de Souza ter dito várias vezes em rádios e TVs que esse ano não teria reajuste na tarifa e do nada, mas do nada mesmo, já no final do expediente na sede da SEMOB o anuncio do reajuste foi feito.

Mais uma vez a prefeita de Natal deixou bem claro e transparente, a mesma não tem pulso firme ou palavra com a população natalense. Porque passar o ano todinho dizendo uma coisa e do nada mudar de opinião assim, a historia se repete.

Uma coisa eu sei, se quisessem resolver a situação das empresas de ônibus baixando os impostos na qual os mesmos pagam, a prefeitura municipal junto com o governo estadual teriam feito, pois é justo os empresários querem salvar suas empresas, mas o que não é justo é a população pagar por isso, sem que as autoridades façam alguma coisa.

Mas como diz o velho ditado, ruim com ele pior sem ele, o exemplo dos moradores de Nordelândia e Nova Natal deixa claro essa situação. Se as empresas de ônibus fali, ficaremos sem ônibus. Mas volto a ressalta, o reajuste na tarifa seria evitado se o Poder Executivo junto com o ministério público fizessem com a prefeitura reduzisse os impostos, mas infelizmente nada foi feito e agora pagaremos uma tarifa muito mais cara.