27/08/2012

Para salvar as empresas de ônibus da crise em que vivem, reajusta a cara tarifa não é a solução

Por Josenilson Rodrigues

ARQUIVO | Foto de: Josenilson Rodrigues
Hoje as empresas de ônibus pagam uma bagadela em impostos, com isso, o orçamento do final do mês fica “comprometido”, levando empresas como a: Viação Riograndense, Transportes Pirangy, Viação Unidos, Cidade do Sol Transportes entre outras a fecharem suas portas.

Mas isso é porque o nosso governo não faz uma vista grosa ao transporte e sim no lucro em que os mesmos recebem.

O transporte ferroviário de passageiros tem a passagem subsidiada pelo o governo salve engano estadual e por isso tem uma passagem muito baixa e acessível a todos, pena que o trem só anda em trilhos na qual não passa em todos os bairros de Natal.

O ônibus também deveria ter passagem subsidia pelo o governo municipal ou um abatimento nos impostos por parte do governo estadual e municipal, com isso não teria a necessidade de reajustar a tarifa que é muito cara.

Em uma solenidade onde a Guanabara entregou 60 novos veículos a população, Micarla de Souza confirma em seu discurso que não iria reajustar a tarifa, mas infelizmente o fato aconteceu e agora quem paga o pato é o povo. | Foto de: Josenilson Rodrigues
Realmente não temos a quem recorrer, pois fiquei extremamente revoltado é com o fato da prefeita Micarla de Souza ter dito várias vezes em rádios e TVs que esse ano não teria reajuste na tarifa e do nada, mas do nada mesmo, já no final do expediente na sede da SEMOB o anuncio do reajuste foi feito.

Mais uma vez a prefeita de Natal deixou bem claro e transparente, a mesma não tem pulso firme ou palavra com a população natalense. Porque passar o ano todinho dizendo uma coisa e do nada mudar de opinião assim, a historia se repete.

Uma coisa eu sei, se quisessem resolver a situação das empresas de ônibus baixando os impostos na qual os mesmos pagam, a prefeitura municipal junto com o governo estadual teriam feito, pois é justo os empresários querem salvar suas empresas, mas o que não é justo é a população pagar por isso, sem que as autoridades façam alguma coisa.

Mas como diz o velho ditado, ruim com ele pior sem ele, o exemplo dos moradores de Nordelândia e Nova Natal deixa claro essa situação. Se as empresas de ônibus fali, ficaremos sem ônibus. Mas volto a ressalta, o reajuste na tarifa seria evitado se o Poder Executivo junto com o ministério público fizessem com a prefeitura reduzisse os impostos, mas infelizmente nada foi feito e agora pagaremos uma tarifa muito mais cara.

4 comentários:

  1. Rodrigo Andrade27 agosto, 2012

    SEM PALAVRA ISSO É A MARCA REGISTRADA DA PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL. REALMENTE O MAIS ESTRANHO É QUE ESSE ANUNCIO DE REAJUSTE FOI FEITO MUITO AS PREÇAS, JÁ NA ULTIMAS HORINHAS OU MELHOR DIZENDO MINUTOS DE EXPEDIENTE DA SEMOB.

    ResponderExcluir
  2. ta provado que os donos de empresas nao que liçitaçao porque eles sempre consequer tudo com os politicos que dizer se do povo esses vereadores sem futuro

    ResponderExcluir
  3. Isto e um absurdo uma cidade que nem se quer tem 1 milhao de habitantes é com a 2º passagem mais cara do nordeste, e o que ganhamas de bom?nada, so onibus sucateados,demorando a passar e sujos e alem disso super lotados principalmente a população do nova natal e os alunos da UFRN que estao sofrendo bem mais pois a empresa riograndense fechou as portas deixando essas pessoas prejudicadas,agora a sociedade natalense nao deveria deixar isso barato pois isso e uma falta de respeito com a população

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a favor de uma manifestação, mas para que a passagem volte a ser R$2,40 e que a prefeitura incentive o transporte de passageiros coletivo reduzindo impostos na qual os empresários tanto reclamam e com razão onde levou a Riograndense a falencia.

      Mais isso seria em frente a prefeitura municipal do natal. Sem cometer ato de vandalismo.

      Excluir