Dia do Motorista: Ícones da Direção



Dia 25 de Julho é o dia do motorista, pode ser de: caminhão, carro, ambulância, trator, taxista, bombeiro, entregador e o que mais se destaca o de ônibus. Profissão essa que é desvalorizada pelos os empresários e pela a população.

Mas esse dia é muito valorizado pelo os busólogos e por isso o nosso site Busão de Natal fez algumas entrevistas com alguns desses profissionais do ramo que transportam vidas.

A nossa entrevista começa com o motorista da empresa Transportes Reunidas. Há mais de 10 anos, o senhor Canindé trabalha firme e forte nua das linhas do Jardim progresso.




O Busão de trabalho é o Marcopolo Viale Mercedes-Benz OF-1722 que faz a linha 27 Jardim Progresso/ Ribeira – Via Alecrim. Parabéns Canindé, você é um guerreiro por enfrentar a guerra de todos os dias por 10 anos.

Dá Trampolim da Vitória para a Transportes Guanabara, uma batalhadora do transporte público dando mais feminilidade a uma profissão que antes era ocupado pelos os homens, estou falando da motorista Luziane que apaixonou-se pela a profissão desde de pequena quando via o seu pai que era caminhoneiro dirigir um possante, inspirada pelo o pai ela se especializou e se tornou motorista de carreta.



Luziane hoje trabalha na linha 70 linha essa que faz o itinerário Parque dos Coqueiros/ Ribeira – Via Petrópolis e vive seguindo a vida. Em entrevista, Luziane diz ter sofrido com o preconceito de alguns usuários, pois alguns brincam ou fazem piadas pelo o fato de ser uma mulher a dirigir um ônibus. Mas se fosse só isso seria “Bom”, Luziane sofre desrespeito de alguns “profissionais” do ramo por que é uma mulher que dirige um ônibus.



O ditado “Mulher no volante é um perigo constante” isso não é verdade, os usuários alguns apreciam a firmeza ao mesmo tempo a cautela que a motorista Luziane tem com o seu veículo de trabalho que por sina é novo. Luziane faz questão de organizar tudo no seu espaço de trabalho que é o ônibus, deixando tudo limpo para ela e para os usuários, que na maioria das vezes sujam o ônibus que acabou de ser limpo.

Para relaxar, Luziane curte um bom forró no final de semana e aprecia a família que é o seu bem maior.

No terminal do Gramoré da empresa Transportes Guanabara, o jornalista motorista se destaca no que faz. Estou falando de Erimar Dantas que trabalha há 5 anos na empresa Transportes Guanabara e é um grande busólogo.



Erimar fez curso de jornalismo e de tele-comunicação, mas sempre gostou da área de transportes e investiu na carreira de motorista de ônibus começando como motorista de ônibus escolar isso há 5 anos atrás, ele disse que já passou por muita coisa, mas no transporte coletivo no caso quando entrou na Guanabara, ele alegou que os usuários humilham muito o profissional do transporte coletivo por causa do preço da passagem que é alta.

Ele admiti que existe profissionais não cumpre com as normas da empresa fazendo a caveira da categoria que trabalha transportando vidas. Mas ele defende a categoria, pois nem todos os motoristas são assim, pois ele cumpri tudo nos conformes que é pra dar exemplo, e comprovamos isso assim que chegamos para fazer as fotos, Erimar estava limpado o ônibus de trabalho para começar a sua jornada na linha 02 que faz o itinerário Gramoré/ Mirassol.





Para encerrar ele disse que se todos fossem unidos dentro do transporte coletivo, o ônibus não seria um espaço tão “ruim”. O que falta é educação e respeito por parte dos usuários.

Assim encerra as entrevistas 2011 com os motoristas de ônibus.

Para encerrar esse especial do dia do motorista, gostaria de lembrar que o motorista de ônibus é uma pessoa com outra qualquer, agora que existe motoristas irresponsáveis existe, mas não vamos generalizar.

Sobre o respeito e educação no transporte coletivo, isso é um assunto sério, pois se todo mundo não mudar o pensamento de que o ônibus é um transporte para pobre, de péssima qualidade, o ambiente no transporte não será mudando para melhor nunca, nem se o ônibus for novo.

Pois o nosso transporte melhorou muito desde dos anos 90, agora se todos melhorassem esse pensamento o nosso transporte seria melhor, claro, alguns ônibus não oferecem as mínimas condições de conforto ao usuário, mas não é isso que irá tirar dele a educação e o respeito, pois não são todos os usuários que é assim, é só a maioria.

Com isso o motorista de ônibus fica menos estressado dando um melhor serviço, pois segundo estudos e pesquisa, o que expressa o motorista de ônibus hoje em todo o Brasil não o trânsito e sim os passageiros que são muito ignorantes com o profissional.

É como sempre digo “no ônibus todo somos iguais”.

Parabéns aos motoristas em geral e ao motorista de ônibus meus parabéns, pois vocês são guerreiros e não sabe, se sabem não são valorizados como se devem.

Aos entrevistados muito obrigados pela a entrevista e pelas as opiniões que serão repassado aos órgão competentes.