Ônibus mais antigo do sistema urbano de Natal é desativado

Por Josenilson Rodrigues Busão de Natal

No início de Julho/2025, saiu de circulação o ônibus mais antigo da frota urbana do transporte de passageiros de Natal.



O veículo de número 4905 de carroceria Mascarello modelo GranVia Midi era da Empresa Transportes Nossa Senhora da Conceição e estava há 16 anos em atividade.

Ônibus 4905 ainda novo no ano de 2010 com seu prefixo original 4010 operando a linha 76A (Felipe Camarão / Redinha).

Apesar da idade, o veículo tinha um bom estado de conservação e foi reformado completamente em 2022, sendo o primeiro da frota a receber o novo padrão visual.  

Breve histórico do 4905

Quando 0km, seu prefixo original era o 4010. O veículo ostentava o último layout da empresa que em 2012 teve suas ações vendidas para uma empresa pernambucana que chegou mudando o padrão visual e a lógica sequencial do prefixo de toda frota.



Após a venda, o veículo ganhou o prefixo 905 e pouco depois passou a usar o prefixo 4905. Circulou por diversas linhas, com maiores destaques para as linhas 76A (aos domingos e feriados), 59, O-599 e reserva.

Conceição tem a frota mais antiga de Natal

Muitos fatores favoreceram para esse cenário na frota da Transportes Conceição. O maior baque foi pós pandemia que retraiu o quantitativo de passageiros e remodelou o modelo de trabalho.

Para uma empresa cuja a maior parte de suas operações era interligando a Zona Oeste ao centro de Natal é possível entender do porque a Conceição tem a frota mais antiga em operação.

O centro de Natal vem morrendo mês a mês, fazendo com que o mercado, serviços e o setor de educação migrem para outras zonas da cidade como a Norte e a Sul.

Sem a receita de antes, a empresa tem dificuldades em renovar. Contudo, isso não impende de tentar oferecer um serviço diferenciado. Hoje, a Conceição é a única empresa de Natal que oferece sinal de internet via Wi-fi de graça, além da frota equipado com tomadas USB para recarga de aparelhos eletrônicos.

3 Comentários

  1. Zona oeste é a única zona que é refém de uma única empresa de ônibus. Ao menos Felipe Camarão. Pessoal reclama do transporte do planalto porque nunca andou de conceição, veículo que só falta se desmontar com a gente dentro.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, a Conceição perdeu Dois ônibus em um incêndio criminoso, depois chegou um 2015 e agora sai mais um ônibus; Como ela consegue rodar? Nas ruas quase não se vê ônibus; O 08 deixou de atender a av.11 voltamos a ficar a mecer só dela, um castigo e tanto

    ResponderExcluir
  3. Esse tá mais moderno que a frota da 120

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem