20/08/2022

STTU contrata consultoria por mais de R$ 500 mil para identificar problemas do transporte público em Natal

Por Portal da Tropical

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) anunciou a contratação de uma consultoria da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Com contrato de R$ 526 mil, o objetivo é identificar os problemas do transporte público na capital potiguar.

Com prazo de execução dos trabalhos em quatro meses, a secretária da STTU, Daliana Bandeira, afirmou que a intenção é encontrar os problemas e determinar as soluções mais viáveis antes da licitação do sistema, que se arrasta há anos.

"Para a gente dar uma melhor qualidade para o transporte público, enquanto a gente não tem nossa licitação", disse a secretária, apontando a situação como o principal objetivo da consultoria.

"Dentro desse contrato, a gente vai começar a fazer a transição da rede que a gente tem hoje para a rede que vamos ter no futuro. E pode ser que nesse momento a gente faça ajustes na rede que vai ficar em definitivo para a cidade", acrescentou.

Segundo a STTU, a consultoria vai mapear quais localidades da capital não têm linhas de ônibus em circulação, a viabilidade das atuais rotas, além de realizar um estudo de revisão tarifária. Contudo, Daliana Bandeira ponderou que um reajuste nas passagens não está entre os objetivos.

"A gente está com essa tarifa há três anos. Não é o objetivo ter um reajuste tarifário. É calcular essa tarifa, é verificar quanto ficaria a tarifa para a gente ter um sistema com qualidade para o usário. A equipe da ANTP vai trabalhar junto com a nossa equipe. Nós vamos passar os dados necessários", esclareceu.

Os trabalhos devem ser iniciados nos próximos dias. A secretaria reforçou que as mudanças implementadas contribuirão para um melhor sistema de transporte público na capital potiguar e defendeu a contratação da empresa.

"A população pode esperar que a gente tenha um sistema que fique satisfatório. Estamos falando de grandes especialistas na área. Não estou falando de pessoas que conhecem na teoria. Eles já fizeram vários trabalhos no Brasil", disse.

Ela ainda acredita que a consultoria vai evitar que um novo processo licitatório do sistema fique vazio, como já ocorreu em outras ocasiões. "A gente não quer um processo licitarório deserto, sem interessados em operar em Natal. A gente quer fazer esse passo da transição e trabalhar com as ferramentas que temos hoje. Trabalhar com as linhas que a gente tem, fazendo as alterações que forem necessárias", finalizou.

Desde o início da pandemia, ainda em março de 2020, mais de 30 linhas do sistema de transporte da capital foram devolvidas e deixaram de operar na cidade. Até o final do mês, a expectativa da STTU é que algumas delas sejam incorporadas pelo sistema opcional.

Fonte: Portal da Tropical

Nenhum comentário:

Postar um comentário