Linha 600 corre risco de entrar em extinção junto com a linha circular do Campus

Uma das linhas da Zona Norte que beneficia estudantes e trabalhadores pode deixar de circular pelas as empresas de ônibus.

Por Josenilson RodriguesBusão de Natal



Duas linhas deverão ser entregues a Secretária Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) por não darem um retorno financeiro. As linhas são elas: 588 que faz o itinerário Campus / Shopping Via Direta e a 600 Norte Bairros que faz o itinerário Parque dos Coqueiros / Norte Shopping Via Vale Dourado.



A linha 588 conhecida popularmente como circular da UFRN que auxilia os estudantes do Campus Universitário, tem tarifa gratuita e as empresas de ônibus se revezam para fazer a prestação de serviço, que não é tão eficiente, mas beneficia vários estudantes e usuários que tendem a se deslocar a um local com maior volume de ônibus.



Já a linha 600 que é operado com Quatro veículos de Três empresas, tem o custo da tarifa de R$1,60. A linha também do tipo circular, benéfica os moradores do Parque dos Coqueiros para se deslocar ao Norte Shopping passando por alguns bairros cujo os moradores sofrem com a demora dos ônibus.

Antes da linha 600 existir, os moradores do Parque dos Coqueiros só dependiam da linha 01A para se deslocar aos shoppings da Zona Norte.


O assunto é muito discutido no interior dos ônibus da linha 600. Existe forte rumores no mundo do transporte opcional, permissionários querem operar a linha, mas essa informação não foi oficializado por nenhum órgão ou empresa no qual entramos em contato.

O principal motivo da entrega dessas duas linhas é a falta do reajuste na tarifa, no qual está congelada a anos e está trazendo sérios prejuízos aos empresários que consequentemente reflete diretamente na qualidade dos serviços aos usuários do sistema.

Até o presente momento, o que se sabe realmente (de forma oficial) é que a SEMOB e SETURN irão se reunir para discutir o assunto, porém a data não foi divulgada.