13/04/2012

Transportes municipal de Parnamirim é uma calamidade

Parnamirim é uma das cidades que mais cresce no RN, mas tem uma péssima infraestrutura no transporte coletivo, pois as linhas municipais são feitas com apenas transporte alternativo, muitos deles sucateados.

Por Heitor Bezerra com foto de Mkra Fernandes e Josenilson Rodrigues

Parnamirim. Uma cidade que deixou de ser “dormitória” e hoje vive uma experiência que nunca teve, pois vários investidores vêm investindo fortemente na cidade Trampolim da Vitória, com aberturas de novos comércios, expansão imobiliária e outras coisas afins.
Foto de autoria de Mkra Fernandes | Esse transporte é a realidade do transporte municpal de Parnamirim

Recentemente, uma nova loja do grupo Nordestão foi aberta no bairro Emaús, também em Parnamirim, sem falar de uma praia que se localiza no mesmo município e a cada ano que passa, a procura pela praia de Pirangi do Norte, no veraneio, apenas aumenta.

Apesar de vivenciarmos uma excelente estrutura oferecida, o sistema de transporte coletivo de Parnamirim está simplesmente sucateado, pois quem apenas oferece o transporte coletivo é o transporte alternativo e muitos veículos estão sucateados, sem a mínima condição de continuar circulando. E parece que não há previsão de melhoria no sistema de transporte, pois a prefeitura quer “renovar” com os permissionários a licença de operação. Ou seja, a população pede melhorias, mas parece que vai continuar do mesmo jeito.

Para terem uma ideia, a passagem da linha 6 (Centro / Pirangi do Norte) sofreu um reajuste de 40 centavos, mas não houve melhoria alguma na frota e não duvido que a passagem aumentou para outras linhas de Interbairros de Parnamirim, sendo o mesmo sistema desde 1998, que diga-se de passagem, defasado em relação a atual situação da cidade.

Empresas que tentam amenizar a situação caótica do transporte coletivo

A empresa que podemos citar aqui é a Trampolim da Vitória, sendo originada em 1998, através da Cidade do Sol, ela realiza transporte da população de Parnamirim até Natal, tem uma frota respeitável e recentemente, adquiriu 20 veículos modernos, todos adaptados para deficientes físicos. O problema fica por conta do usuário, em que fala que a empresa apenas “monopoliza” o sistema de transporte coletivo de Parnamirim. Bem, se ela “monopoliza”, por que a empresa vem investindo fortemente no usuário, como novos ônibus, melhoria na qualidade da frota, além disso, tem outro detalhe: este ano, fará dois anos em que a passagem não sofreu reajuste algum, nas linhas oferecidas pela Trampolim da Vitória, mas a mesma vem investindo forte pelo usuário. E por que esse chororô todo, essa aversão que tem pela Trampolim da Vitória?

Enquanto isso, o transporte alternativo, a cada dia que passa, vem piorando e muito a qualidade do serviço prestado, e ainda está previsto um novo aumento para este ano, nas linhas interbairro e acreditem: o aumento da tarifa será sem aviso prévio (como aconteceu no ano passado, em que aumentou a tarifa, sem avisar a ninguém).

Falando em qualidade, recentemente, peguei um interbairro e presenciei uma cena desagradável: um cobrador humilhou um passageiro, dizendo assim: “senta aqui no meu colo cabra safado” só porque ele reclamou de que o alternativo estava cheio e ele pediu para que o cobrador saísse do assento dos passageiros e ele sentar. Mais tarde, uma mulher veio e sentou no lugar do cobrador, só porque tinha amizade com ele. Quem assistiu a cena ficou horrorizado, mas é uma das cenas mais comuns que vemos no transporte alternativo, em especial aos interbairros de Parnamirim.

Bem, vamos ver até aonde isso vai parar e vamos esperar algumas providências em relação aos nossos gestores. E espero também que empresas de transporte coletivo invistam no transporte municipal de Parnamirim.

Um comentário:

  1. Essa matéria foi escrita em 2012 e ate hoje (ano de 2015) a situação continua a mesma. Aliás, diria que esta ainda pior. A populaçao cada vez mais temos sofrendo com o aumento massivo de assaltos aos pontos de onibus, com a lotação exacerbada nos horários de pico, ainda por cima pagando uma passagem ao valor de R$3,45 por tudo isso.

    ResponderExcluir