28/03/2012

EXCLUSIVO: Transportes Pirangy 94058

Por Josenilson Rodrigues

Mais uma vez com exclusividade foi cedido ao nosso portal que é referência na busologia potiguar mais um registro da falida empresa Transportes Pirangy, dessa da pra mostrar a pintura que foi a ultima identidade visual da empresa, o amigo Graceildo Rocha cede mais uma foto de seus acervo que por sinal é riquíssimo.

Graceildo e seus amigos de trabalho na garagem da falida empresa Pirangy
Graceildo Rocha na foto é o de camisa Branca, onde está com seus amigos de trabalho. Nesse tempo o amigo era cobrador desse busão e trabalhou mais ou menos 1 ano e meio.

O busão da Pirangy de prefixo 94058 é um Ford e como a placa do mesmo começa com K, então é oriundo da cidade do Rio de Janeiro/ RJ, isso é uma suposição minha que é um pouco obvio, mas o que me chamou mesmo atenção é a forma do itinerário na qual foi confeccionado é meio estranho ne galera, mas essa mesma forma de itinerário é muito usado hoje em alguns ônibus de João Pessoa.

Voltando a esse antigo busão de Natal, no dia da foto, esse busão estava em seu dia de manutenção, como mostra a foto, ele está com a tampa do motor aberto.

Pra encerrar uma curiosidade que poucos se lembra, o busão que está ao lado desse 94058 está com o nome Pirangy mais claro, sabe porque? Com o flash da câmera o nome da Pirangy brilhava, pois na época muitas empresas de ônibus em Natal utilizavam em sua frota adesivos refletivos em suas pinturas, na atualidade quem ainda usa esse tipo de adesivo é a empresa Transportes Conceição, Transportes Cidade do Natal e a Transportes Guanabara com a chegada dos 60 novos ônibus, o prefixo frontal é luminoso.

Gostaria de agradecer ao amigo Graceildo Rocha por nos ceder mais uma vez um registro do seu acervo pessoal, na qual fez enquanto trabalhava nas empresas de ônibus. Hoje o amigo é motorista de ônibus da empresa Transportes Guanabara, mas até chegar a onde chegou já foi cobrador da Pirangy e motorista de ônibus de várias empresas de ônibus. Pense num cara de história é o Graceildo.

15 comentários:

  1. graceildo rocha28 março, 2012

    josenilson muito obrigado pelos elogios, nos busologos estamos sempre prontos para ajudar a enrequecer o site busão de natal, mais uma vez muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Caros leitores, ao visitar o blog Busão Natal não deixe de partilhar nas redes sociais, pois é um trabalho importante, só retuitar ou divulgar em outras redes, forte abraço a todos e bom trabalho, blog Voz do povo.

    ResponderExcluir
  3. Só lembrando que o BLOG VOZ DO POVO está com as suas atualizações presentes no Busão de Natal na coluna lateral Esquerdo do quadro LEIA MAIS. Muito com o blog que é super parceiro do Busão de natal.

    Acesse o blog: http://livrevozdopovo.blogspot.com/
    Sigam no twitter: @VozdoPovo3

    ResponderExcluir
  4. RESPONDENDO AO AMIGO GRACEILDO:

    Amigão é um prazer receber a sua participação em nosso portal que por sianl é muito especial, por isso venho aqui lhe agradecer por nos seder esse registro tão grandioso e histórico.

    Obrigado. A Busologia agradece e muito essa sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Talison Bezerra28 março, 2012

    Eita que esse registro vamos ser sinceros, está muito melhor do o que alpha, primeiro que não gosto de Alpha, mas quando se trata da Pirangy posso mudar o meu conceito.

    Mas vendo o registro dessa belezinha, viagei no tempo, meu tio trabalhava na Pirangy, isso sim foi empresa, os funcionário não trabalham forçados e esses ex-Rio alguns era morto de tudo já outros eram bons.

    Parabéns ao amigo Graceildo por compartilhar esse registro histórico, como disse Josenilson A Busologia agradece.

    ResponderExcluir
  6. Rapaz vivi esse tempo de chuva desses modelos como tambem os Ciferais Padron onde a extinta Pirangy deu um salto de qualidade imensa,mais infelizmente chegou os alternativos e aconteceu isso a falencia da Pirangy onde hoje deu lugar ao Grupo A.Cândido.mais fica a lembrança e a esperteza de nosso amigo Graceido em fazer o registro de um tempo que não volta mais... Parabens a todos.

    ResponderExcluir
  7. Mais que postagem, um motorista busologo como esse deveria ganhar um prêmio da busologia e o unico premio que se pode dar a um busologo é uma miniatura na qual você josenilson sabe fazer muito bem.

    Nossa, como é que pode em pelo ano 2012 alguém aida ter um registro da empresa, na qual nesse site que realmente é o unico que presta no requisito busologia isso é sem sombra de duvidas, foi postado 2 registro dessa empresa falida.

    Josenilson por telefone vc me contou que tinha registro em Macau de um busão Urbanuss sob o chassi ford será que não é um Ex-Pirangy?

    Fica a sugestão de pesquisa, parabéns pelo o texto e faça um reconhecimento ao motorista que na atualidade, depois da fotos publicados aqui no Busao de natal é sim um busólogo que está no patamar e é o mais famoso e comentado do momento.

    Pense no que lhe disse entregue uma miniatura a ele como premio e poste aqui para todos ver esse reconhecimento.

    Ambos trabalhando unido em prol da busologia estão de parabéns. Esse registro é realmente um patrimônio histórico da busologia potiguar.

    ResponderExcluir
  8. Breno Medeiros28 março, 2012

    Mas que exclusividade Josenilson, quando a pessoa pena que já viu de tudo no Busão de Natal vem postagens como essa e fazem a gente pensar qual e como será a próxima postagem.

    Quem diria que a falida empresa Pirangy tinha um itinerário tão estranho como esse, acho ridico intitnerário assim. Aqui em Jp sim é verdade tem empresas que usam itinerários nessa configuração, mais o da foto da pra ler, já os aqui, muitos deles é muito torto e tem letras pequenas aí fica complicado de ler, ando e sei pra onde o ônibus por causa do numero da linha.

    Ótima postagem Josenilson, mas que referência em amigo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Já estou vendo que o registro já está gerando uma grande repercussão, no twitter onde vi a matéria que realmente é um especial não acreditei, mas também não duvidei, pois sei que o esse portal tem muita credibilidade e gosto disso, não é atoa que publicações como essa faço questão de comentar.

    Sobre esse grande historiador da busologia potiguar ele é o motorista da 77, conheço ele porque você já fez uma entrevista com ele na qual foi o mais lido da semana e contou um pouco da história dele que é muito interessante. isso porque nesse especial mostrou que ele já trabalhou em empresas com busão rodoviário, isso sim que é um motorista busólogo. Muito boa a matéria.

    Graceildo já posso considerar uma estrela da busologia, pois já é a segunda vez que uns dos seus registros publicado nesse grande portal tem uma repercussão como essa.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Expetacular, simplemente expetacular. Parabéns pela a publicação desse acervo.

    ResponderExcluir
  11. Afe maria, depois dessa agora sim tive um trosso de emoção, pois faz tanto tempo que não vejo um busão desse que fiquei muito surpreso em ver um.

    Pirangy, quam diria ver um busão desses em um registro que mostrasse o busão inteirinho. Perfeito, esse registro é perfeito pelo o fato ser Ford.

    Muito bom, mas fico na curiosidade, pois nunca andei em um ford e depois dessa então, fico na vontade de andar em um.

    Isso sim que matéria, só para a amatéria da Guanabara que tem muito mais fotos raras, mas tiro o meu chapeu para o amigo Graceildo, pois um acervo como esse era pra estar no museu da busologia na qual não existe em Natal.

    ResponderExcluir
  12. Mkra Fernandes29 março, 2012

    Ótimo esse registro da Pirangy, espero que venham mais e mais, sim e queria saber se tem algum registro da pirangy operando as linhas de Ponta Negra, obg quem me responder.

    ResponderExcluir
  13. Mkra Fernandes quanto tiver um registro de um busão da Pirangy em Ponta Negra postarei aqui. Valeu e obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  14. O Busão de Natal Não é Referencia na Busologia Potiguar.. O Blog Mesmo só conhecido por leitores no qual ele mesmo demonstra seu trabalho... fora do RN o Busão de Natal so e conhecidos por poucas pessoas...

    Tragico um blog se vangloria de tal coisa que seja mentira...

    ResponderExcluir
  15. sobre a Placa começa com K tambem poder ser de Pernambuco... não somente de RJ

    ResponderExcluir