21/07/2011

Semob vai intensificar trabalho nas faixas de pedestres em Natal

Travessia pela faixa de pedestre será induzida pelos agentes de trânsito nos principais pontos de fluxo de pessoas na cidade.

Por Marília Rocha do Jornal Nominuto.com
Foto: Vlademir Alexandre

A cobrança aos pedestres de que “ultrapassem somente na faixa de pedestre” e o cumprimento do condutores ao determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT) em relação a travessia nos espaços reservados será intensificada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Para o diretor de Fiscalização e Trânsito da Semob, Márcio Sá, não é preciso punição em valores em Natal – como será implantado em São Paulo – e sim, uma maior campanha em relação a educação no trânsito. “O descumprimento dos pedestres e condutores em relação a faixa de pedestre já está previsto no código e em Natal, não temos índices de atropelamento que justifiquem esse tipo de punição”, argumenta.

Em Natal, os pontos mais críticos em relação ao fluxo de pedestre e desrespeito a faixas estão localizados no centro da cidade. “Lamentavelmente, uma parcela dos condutores e dos pedestres insiste em descumprir o estabelecidos, mas estamos trabalhando com campanhas de educação no trânsito em vários pontos de Natal”, destaca.

O cruzamento das Avenidas Rio Branco, João Pessoa e Deodoro da Fonseca resgistram os maiores índices de descumprimento. “Na Rio Branco, que tem um volume imenso de pessoas em trânsito, existe um semáforo e uma via com corredor exclusivo para ônibus com objetivo de organizar os deslocamentos. Mesmo assim, percebemos que pessoas só atravessam fora da faixa, mostrando também o descaso dos pedestres”, explica.

De acordo com o CTB, o pedestre que está na via tem prioridade na passagem nos locais onde não houver sinalização por semáforos. Em locais com semáforos, ele só terá prioridade caso inicie a travessia durante o sinal vermelho, mas a conclua já com o sinal verde para o motorista e se a via não tiver sinalização por semáforo, a prioridade é sempre do pedestre.

Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário