24/07/2011

Dia do Motorista: Ícones da Direção



Dia 25 de Julho é o dia do motorista, pode ser de: caminhão, carro, ambulância, trator, taxista, bombeiro, entregador e o que mais se destaca o de ônibus. Profissão essa que é desvalorizada pelos os empresários e pela a população.

Mas esse dia é muito valorizado pelo os busólogos e por isso o nosso site Busão de Natal fez algumas entrevistas com alguns desses profissionais do ramo que transportam vidas.

A nossa entrevista começa com o motorista da empresa Transportes Reunidas. Há mais de 10 anos, o senhor Canindé trabalha firme e forte nua das linhas do Jardim progresso.




O Busão de trabalho é o Marcopolo Viale Mercedes-Benz OF-1722 que faz a linha 27 Jardim Progresso/ Ribeira – Via Alecrim. Parabéns Canindé, você é um guerreiro por enfrentar a guerra de todos os dias por 10 anos.

Dá Trampolim da Vitória para a Transportes Guanabara, uma batalhadora do transporte público dando mais feminilidade a uma profissão que antes era ocupado pelos os homens, estou falando da motorista Luziane que apaixonou-se pela a profissão desde de pequena quando via o seu pai que era caminhoneiro dirigir um possante, inspirada pelo o pai ela se especializou e se tornou motorista de carreta.



Luziane hoje trabalha na linha 70 linha essa que faz o itinerário Parque dos Coqueiros/ Ribeira – Via Petrópolis e vive seguindo a vida. Em entrevista, Luziane diz ter sofrido com o preconceito de alguns usuários, pois alguns brincam ou fazem piadas pelo o fato de ser uma mulher a dirigir um ônibus. Mas se fosse só isso seria “Bom”, Luziane sofre desrespeito de alguns “profissionais” do ramo por que é uma mulher que dirige um ônibus.



O ditado “Mulher no volante é um perigo constante” isso não é verdade, os usuários alguns apreciam a firmeza ao mesmo tempo a cautela que a motorista Luziane tem com o seu veículo de trabalho que por sina é novo. Luziane faz questão de organizar tudo no seu espaço de trabalho que é o ônibus, deixando tudo limpo para ela e para os usuários, que na maioria das vezes sujam o ônibus que acabou de ser limpo.

Para relaxar, Luziane curte um bom forró no final de semana e aprecia a família que é o seu bem maior.

No terminal do Gramoré da empresa Transportes Guanabara, o jornalista motorista se destaca no que faz. Estou falando de Erimar Dantas que trabalha há 5 anos na empresa Transportes Guanabara e é um grande busólogo.



Erimar fez curso de jornalismo e de tele-comunicação, mas sempre gostou da área de transportes e investiu na carreira de motorista de ônibus começando como motorista de ônibus escolar isso há 5 anos atrás, ele disse que já passou por muita coisa, mas no transporte coletivo no caso quando entrou na Guanabara, ele alegou que os usuários humilham muito o profissional do transporte coletivo por causa do preço da passagem que é alta.

Ele admiti que existe profissionais não cumpre com as normas da empresa fazendo a caveira da categoria que trabalha transportando vidas. Mas ele defende a categoria, pois nem todos os motoristas são assim, pois ele cumpri tudo nos conformes que é pra dar exemplo, e comprovamos isso assim que chegamos para fazer as fotos, Erimar estava limpado o ônibus de trabalho para começar a sua jornada na linha 02 que faz o itinerário Gramoré/ Mirassol.





Para encerrar ele disse que se todos fossem unidos dentro do transporte coletivo, o ônibus não seria um espaço tão “ruim”. O que falta é educação e respeito por parte dos usuários.

Assim encerra as entrevistas 2011 com os motoristas de ônibus.

Para encerrar esse especial do dia do motorista, gostaria de lembrar que o motorista de ônibus é uma pessoa com outra qualquer, agora que existe motoristas irresponsáveis existe, mas não vamos generalizar.

Sobre o respeito e educação no transporte coletivo, isso é um assunto sério, pois se todo mundo não mudar o pensamento de que o ônibus é um transporte para pobre, de péssima qualidade, o ambiente no transporte não será mudando para melhor nunca, nem se o ônibus for novo.

Pois o nosso transporte melhorou muito desde dos anos 90, agora se todos melhorassem esse pensamento o nosso transporte seria melhor, claro, alguns ônibus não oferecem as mínimas condições de conforto ao usuário, mas não é isso que irá tirar dele a educação e o respeito, pois não são todos os usuários que é assim, é só a maioria.

Com isso o motorista de ônibus fica menos estressado dando um melhor serviço, pois segundo estudos e pesquisa, o que expressa o motorista de ônibus hoje em todo o Brasil não o trânsito e sim os passageiros que são muito ignorantes com o profissional.

É como sempre digo “no ônibus todo somos iguais”.

Parabéns aos motoristas em geral e ao motorista de ônibus meus parabéns, pois vocês são guerreiros e não sabe, se sabem não são valorizados como se devem.

Aos entrevistados muito obrigados pela a entrevista e pelas as opiniões que serão repassado aos órgão competentes.

12 comentários:

  1. Profissão que só leva reconhecimento no dia do motorista, pra mim todo dia é o dia do motorista.

    Parabéns ao Busão de Natal pelo o belo especial 2011.

    ResponderExcluir
  2. Quero Parabenizar, O Busão de Natal Pela Essa Grande Homenagem ao Dia 25 de Julho 2011.
    O Meu Muito Obrigado, E Parabéns a Essa Classe Tão Especial.. Motoristas de Todo o Brasil..

    Ass: Ribeiro
    Um Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Fernando Lima25 julho, 2011

    Parabéns ao Busão de Natal por essa iniciativa de fazer uma homenagem a esses funcionário que transportam vidas literalmente e deveriam ganhar o que merecem e não essa miséria.

    Mas hoje é um dia de alegria e fico feliz por vocês dos ite fazerem entrevistas que conta melhor essa profissão que é dispresado literamente por boa parte da população.

    Esse ano os entrevistados arrebenntara.

    Parabéns Josenilson.

    ResponderExcluir
  4. parabêns a todo bom profissional motorista, existem alguns, e outros não, como tambêm existem pessoas muito mal educadas que é a maioria,nós usuarios temos direitos e obrigações tambêm! pego todo dia as linhas 02 e 08 e convivo diáriamente com excelentes profissionais!

    ResponderExcluir
  5. O Dia do Motorista é comemorado em 25 de julho porque também é Dia de São Cristóvão, considerado o santo padroeiro desse profissional. Parabéns a todos os motoristas pelo seu dia!

    ResponderExcluir
  6. Espetacular esse seu especial cara, muito bom mesmo ver que o Busão de Natal não se preocupa só com ônibus e sim com os que estão fazendo o busão se mover com conforto e segurança. É o motorista.

    Adorei as histórias de cada um. E concordo com o pensamento do senhor Erimar porque no ônibus como diz Josenilson "Todos somos iguais".

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Silvo Rodrigues26 julho, 2011

    Lindo especial cara, muito bom mesmo.
    Agora eles são muito penalizados pela a população, alguns merecem sei, mas outros fazem de tudo para que o nosso transporte seja o melhor possível. Por isso tiro o meu chapeu!

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo Josenilson homenagiar esses profissionais do trânsito.

    Parabéns aos motoristas de ônibus e das demais classes.

    ResponderExcluir
  9. Erimar Dantas27 julho, 2011

    Fico grato pelo apoio e atençao a nós depositada..muito obrigado Josenilson, para meditaçao de todos deixo-vos esta passagem:
    " O VOLANTE É O TROFÉU DE UM HEROI NAO RECONHECIDO "

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,
    "Nunca é tão tarde para que você não possa buscar novos destinos e albergar novos sonhos."
    Um grande abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossas os nossos amigos Erimar Dantas e Ribeiro estão bastante inspirados em. Parabéns!

    Esse especial é uma mensagem que fiz para transmitir ao usuário que o motorista não o mostro que eles pensam que são. E que no ônibus todos somos iguais.

    Sobre o não recocnhecimento da categoria isso é muito triste, pois as empresas e os prórpios usuários deveriam ter uma noção do que é ser motorista e sempre transportar vidas com segurança, isso sim que é dedicação.

    A todos os parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Mariana Alves07 agosto, 2011

    Espetacular esse especial cara, muito bom mesmo ver a história de cada um desses motoristas.

    Parabéns pelo o belo registro deles todos e pelo o texto que ficou demais mesmo!

    ResponderExcluir