Com frota de ônibus elétricos brasileiros da Eletra, a prefeitura de Salvador recebe premiação internacional do ITDP sobre mobilidade sustentável

Sustainable Transport Award (STA) 2026 foi confirmado nesta terça-feira (13) e é considerado um dos maiores medidores independentes de políticas para redução de poluição. Gestão municipal deve receber aval do Banco Mundial para financiamento de mais 100 unidades

Por MobiPressComunicação Estratégica em Mobilidade e Inovação

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), órgão internacional formado por diferentes especialistas independentes para a promoção de transportes sustentáveis em todo o mundo, confirmou nesta última terça-feira, 13 de janeiro de 2026, que a cidade de Salvador foi a ganhadora da edição de 2026 do Sustainable Transport Award (STA).



Segundo o ITDP, o prêmio foi concedido a capital baiana pelos investimentos realizados pela administração municipal de Salvador para a implantação do sistema de corredores de ônibus de maior velocidade e capacidade (BRT – Bus Rapid Transit), a inclusão dos oito primeiros coletivos elétricos nos serviços, todos fabricados pela empresa 100% nacional Eletra, de São Bernardo do Campo (SP), e também, por reunir um dos maiores eletroterminais para recarga destes veículos. A estrutura tem capacidade para carregar baterias de 20 ônibus ao mesmo tempo, além de aumentar a acessibilidade nos transportes para as pessoas com mobilidade reduzida.

A prefeitura pretende ampliar a frota de ônibus elétricos em Salvador e deve receber o aval do Banco Mundial para um financiamento internacional que possibilitará a compra de mais 100 coletivos deste tipo.

De acordo com levantamento do instituto internacional, entre 2024 e 2025, o sistema de BRT já reduziu 780 toneladas de emissões cumulativas de CO₂, número que deve aumentar com a expansão da nova frota elétrica. Espera-se que cada ônibus percorra até 220 quilômetros por dia, substituindo os antigos modelos a diesel e reduzindo significativamente a poluição associada.

ÔNIBUS ELÉTRICOS AMPLIAM SATISFAÇÃO DE PASSAGEIROS E MELHORAM IMAGEM DE GESTORES E OPERADORES

A eficiência do BRT também melhorou a experiência diária dos passageiros, de acordo com o ITDP. Linhas semidiretas que conectam hubs como Lapa e o Terminal Rodoviário reduziram o tempo de viagem de 45 minutos para apenas 18 minutos.



“Os ônibus elétricos conseguem proporcionar um nível de conforto aos passageiros que nenhuma outra tecnologia oferece: as trepidações são bem menores, o ruído é quase zero, não há emissões de poluição durante a operação. Isso reflete em maior atratividade para o transporte coletivo e amplia a satisfação da população não apenas sobre a mobilidade, mas em relação a sua cidade, ao seu estado, ao seu gestor público e ao seu operador de transportes” – disse a diretora-presidente da Eletra Industrial, que forneceu os ônibus elétricos de Salvador, Milena Braga Romano.

A Semob – Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador comprovou em números esta satisfação que a empresária falou.

Segundo a pasta, o número de passageiros no transporte público cresceu 10% desde a implantação do sistema.

O secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, disse, em nota, que o investimento em eletrificação tem o objetivo de trazer mais qualidade de vida à população e que a escolha pelo modelo foi certeira.

“Ao investir em ônibus elétricos e infraestrutura acessível, não estamos apenas mudando a forma como as pessoas se deslocam pela cidade, mas também avançando em nossos objetivos mais amplos de melhorar a equidade, a ação climática e a qualidade de vida. O BRT Salvador já está proporcionando benefícios reais a milhares de residentes todos os dias.”, afirmou.

Divulgada em dezembro de 2025 pela Prefeitura de Salvador, uma pesquisa de outro instituto internacional revelou que 80% dos passageiros dos transportes da cidade disseram aprovar a ampliação da frota de ônibus elétricos na cidade.

Salvador conta, desde 2022, com oito ônibus elétricos com tecnologia nacional da empresa Eletra Industrial, plataformas Mercedes-Benz, carrocerias Caio e motores/baterias e inversores WEG na operação do sistema de corredores BRT (Bus Rapid Transit).

O dado foi apurado pela Pesquisa de Satisfação QualiÔnibus, ferramenta desenvolvida pelo WRI Brasil a fim de coletar dados quantitativos referentes à percepção dos clientes do transporte coletivo por ônibus.

WRI é a sigla para World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais), uma organização global de pesquisa que trabalha para melhorar a vida das pessoas, proteger a natureza e estabilizar o clima. O WRI Brasil é o braço brasileiro da instituição, que desenvolve estudos e soluções sustentáveis focadas em clima, florestas e cidades.

ÔNIBUS ELÉTRICOS SÃO MAIS ACESSÍVEIS E INCLUSIVOS:

Na nota do ITDP, o CEO da instituição, Heather Thompson, disse que Salvador provou que investir em ônibus elétricos se trata de uma ação estratégica que vai além da redução da poluição, mas ampliação da acessibilidade e melhoria da qualidade de vida.

“Estou muito feliz com os homenageados do programa STA deste ano. O compromisso de Salvador em expandir o sistema de BRT mostra que investimentos e políticas estratégicas podem impulsionar ações reais em mobilidade elétrica, melhorando o acesso, a qualidade do ar e a equidade”, afirmou o CEO do ITDP.

“Além da infraestrutura física, o sistema de BRT visa melhorar a segurança e o atendimento aos usuários. Várias estações contam com segurança 24 horas e conta com uma equipe de homens e mulheres para auxiliar as pessoas dentro e fora das estações. O objetivo é ressaltar a visão do projeto, que almeja promover um ambiente de transporte público mais seguro e acolhedor para todas as pessoas. O desejo de criar um sistema de BRT mais receptivo demonstra a iniciativa da cidade em promover a mobilidade urbana sustentável, com foco na redução de emissões e inclusão social, além de reduzir a demanda pelo uso de veículos particulares”. – prosseguiu nota do ITDP.

A diretora comercial da Eletra Industrial, Ieda Oliveira, diz que os ônibus elétricos são mais acessíveis e inclusivos.

“Por suas características técnicas, sua estrutura, os ônibus elétricos são mais acessíveis e inclusivos. Além de serem mais modernos, todos já seguindo as normas de acessibilidade e segurança em vigor, as configurações dos modelos permitem que as mais diferentes características e exigências dos passageiros sejam atendidas plenamente. No caso da Eletra, por termos uma produção nacional e uma experiência também em operação de transportes, conseguimos desenvolver de uma forma mais fácil e rápida configurações específicas para cada sistema de transportes” – disse.

O BRT DE SALVADOR E PLANO DE ELETRIFICAÇÃO:

Com a operação iniciada em 2022, o BRT conta atualmente com oito ônibus elétricos, além do maior terminal elétrico do país, com capacidade para carregar até 20 ônibus simultaneamente. Em 2024, inaugurou um novo corredor de 7 km que marca um passo à frente na expansão do acesso aos articulados, com várias estações modernas e acessíveis, além de intervenções específicas no espaço público. O sistema agora inclui mais de 12 km ao longo de dois corredores de BRT que opera com várias linhas.

Além da eletrificação de frota, as estações de BRT contam com medidas importantes de acessibilidade, como elevadores e embarque nivelado, para ajudar os passageiros com mobilidade reduzida a embarcar com mais conforto. Algumas estações também oferecem bicicletários, estações de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos. Essas iniciativas ajudam a incentivar o acesso multimodal entre ônibus e mobilidade ativa, parte essencial para uma rede de transporte urbano sustentável.

Sobre a Eletra


A Eletra é líder brasileira em ônibus elétricos, com 66% de participação de mercado, e pioneira em tecnologia de tração elétrica desde 1999. Com sede em São Bernardo do Campo (SP) e capacidade produtiva de 1.800 veículos/ano, integra o Grupo ABC, com 115 anos de experiência em transporte público. Detém o maior índice de nacionalização do setor (95%) e o mais amplo portfólio de modelos elétricos da América Latina.

Presente em 16 cidades brasileiras, a Eletra domina todas as etapas da eletrificação — tração, baterias, motores, integração, engenharia, financiamento e pós-venda — e oferece o Eletra Consult, serviço que orienta operadores e gestores públicos na escolha, implantação e gestão de frotas elétricas. Seus veículos já rodaram mais de 20 milhões de quilômetros, evitando a emissão de 21,8 milhões de toneladas de CO₂.
Postagem Anterior Próxima Postagem