Scania e Grupo Liderança: uma parceria que só cresce

Com 43 ônibus Scania na frota, a empresa transporta passageiros de Goiás ao Pará e Maranhão com a intenção de adquirir mais veículos da marca em 2026 e 2027

Por Thalita Battistin - Scania

A Scania faz parte da história do Grupo Liderança desde a sua fundação em 1988, quando Rubens Fernandes de Jesus iniciou a empresa e comprou ônibus usados da marca. Naquela época, o filho de Rubens, Gerson Fernandes Neto - hoje atual proprietário - tinha acabado de nascer, e cresceu dentro desse universo. Em 2017, ele então assumiu a administração da companhia, composta por três viações: Expresso Marly, Liderança e JJ Tur. “O meu pai me ensinou a trabalhar com o transporte rodoviário. A gente começou pequeno, com cerca de dez ônibus usados. Lembro que o primeiro veículo novo que a gente adquiriu foi em 2006 e foi um Scania. Hoje estamos com 90 carros e, desse total, 43 são da marca”, destaca Gerson.



Com sede em Goiânia, em Goiás, a empresa transporta passageiros da capital goiana para o norte do estado, todo o eixo do Tocantins, incluindo a capital Palmas, a região sul e norte do Pará e da cidade de Goiânia até o Maranhão e a capital São Luís. São mais de 2 mil pessoas que utilizam por dia os serviços do Grupo Liderança, totalizando mais de 60 mil passageiros no mês, com a força de trabalho de 300 colaboradores diretos. “Temos o compromisso de atender bem e com conforto os nossos passageiros e garantir a segurança deles e de nossos motoristas, por isso estamos sempre inovando e trabalhando com marcas que seguem esse propósito e a Scania é uma delas”, afirma Gerson.

Gerson Fernandes Neto, proprietário do Grupo Liderança

Segundo o proprietário da empresa, a Scania une dois fatores que a destacam no mercado, que são o produto e o atendimento. “Se você juntar os dois, a parceria tem tudo para dar certo. O nosso relacionamento tanto na concessionária Varella quanto na fábrica é muito bom e o produto em si não tem o que questionar, tem suas vantagens e qualidades”, destaca o empresário. E, para ele, essas vantagens são os diferenciais da marca, como disponibilidade e economia de combustível. “Com a Scania, a gente possui não só a disponibilidade do produto, mas também de peças e mão de obra qualificada. Caso aconteça algum problema com o veículo, rapidamente é resolvido e podemos contar com o serviço da Varella e de outras concessionárias da marca que estão na nossa rota”, explica Gerson.

Na Varella Veículos Pesados de Aparecida de Goiânia, em Goiás, o Consultor de Vendas de Caminhões Novos e Chassi para Ônibus, José Ludovico Lira Cardoso, mais conhecido como Juca, acompanha de perto a parceira do Grupo Liderança com a Scania, atendendo a empresa desde 2019. “Seguimos para o sexto ano de trabalho com a Liderança, atingindo a marca de quase 50% da frota da empresa sendo Scania e a predominância entre as outras marcas de chassis. É muito gratificante para mim ver o crescimento da empresa e saber que eles utilizam diversos benefícios da marca, como pós-venda, conectividade, Scania Pro, Scania Banco, Scania Consórcio e treinamento de motoristas”, revela Juca.

E essa parceira ainda vai render muitos frutos. Em 2024, a Liderança adquiriu 20 novos carros, sendo 14 Scania; em 2025, foram 15 novos ônibus, sendo dez da marca; e a ideia é que a frota se expanda em 2026 e 2027. Os modelos dos novos veículos são K 410 6x2, K 450 8x2 e K 500 8x2. “A Scania possui um papel extremamente importante para nós, pois ela é um dos principais fornecedores que fomentam a nossa operação. Ou seja, para a empresa operar, precisamos de uma ferramenta e essa ferramenta é o ônibus, e quem produz o ônibus é a Scania. Então, eu vejo como uma empresa e uma marca muito importante não só para nós, mas para todo o segmento de transporte de passageiro”, finaliza Gerson.

Fotos: Grupo Liderança
Fonte: Scania