27/05/2023

Com a chegada da tecnologia Euro 6, você lembra quais foram os primeiros Euro 5 do RN?



Por Josenilson RodriguesBusão de Natal

No ano de 2012, as fabricantes de chassis de ônibus e caminhão tiveram que se adequar as novas normas da época que era o Proconve P7, onde os motores Euro III teriam que ser atualizados para a tecnologia do Euro V.

Onze anos depois da imposição da tecnologia Euro V nos motores a Diesel, as normas foram novamente atualizadas e com isso chega as exigências do Euro VI. Mas e você, se lembra dos primeiros ônibus Euro V no Rio Grande do Norte? Vamos trazer algumas lembranças para você.

Segmento Urbano




No transporte urbano, a primeira empresa a comprar ônibus com tecnologia Euro V foi a Transportes Cidade do Natal, o ano era 2013 quando a empresa comprava Cinco unidades, sendo Três no chassi Mercedes-Benz (OF-1721 BlueTec 5) e Dois Volkswagen (17.230 OD Euro V).

Foto de: Gustavo Cesar | Site Ônibus Brasil

As carrocerias desse lote eram Três Marcopolo Torino GVU (6 157, 6 159 e 6 161) e Dois Comil Svelto versão 2012 (6 041 e 6 049). O inicio da operação de um deles foi destaque aqui em nosso site, o ônibus de prefixo 6 049 foi o último desse lote a chegar à frota da empresa e isso também foi destaque aqui em nosso site.

Segmento Metropolitano


No transporte Metropolitano, a primeira empresa a comprar ônibus com tecnologia Euro V foi a Auto Viação Campos, com seu veículo de carroceria Caio Induscar montado sobre o chassi Volksbus 17.230 OD Euro V.



O novo ônibus chegou nas dependências da empresa na tarde de uma Terça-feira, mais precisamente no dia 10 de Julho de 2012 sendo o PRIMEIRO Euro V no Rio Grande do Norte.

Segmento Intermunicipal


No transporte Intermunicipal, a primeira empresa a comprar ônibus com tecnologia Euro V foi a Viação Alves, o veículo de carroceria Marcopolo modelo Ideale 770 MD veio montado sobre o chassi Volksbus 17.230 OD Euro V, o primeiro Volks na história da frota da Alves.

Foto de: Emerson Dorneles | Site Ônibus Brasil

Ele chegou à frota da empresa em meados de Setembro de 2012. Depois dele, naquele mesmo ano, chegaram os veículos da Expresso Cabral, Duas unidades com prefixo 182 e 183, eles eram os primeiros Mercedes-Benz Euro V do segmento e os primeiros OF-1724 do Nordeste.

Segmento do Turismo


No transporte de Turismo, o ano era 2012 quando a empresa Master Turismo de Mossoró, RN, recebia Duas unidades do Marcopolo Paradiso G7 1200. Eles receberam os prefixos 20111 e 20112.

Foto de: Ivam Santos | Site Ônibus Brasil

Os ônibus com tecnologia Euro V funcionam com Diesel mais limpo, sendo o S-10 e com exceção do Volkbus os demais motores funcionam com o uso obrigatório de um aditivo, chamado Arla-32 que garante maior eficiência na diminuição do carbono.

A nova tecnologia trouxe aos frotistas muitos desafios, visto que o combustível S-10 era pouco disponível no mercado local e os valores eram altos o que encarecia os custos de operação, atualmente essa realidade não é tão diferente, porém, na época o problema era bem maior.

E agora, quem vai trazer o primeiro ônibus com tecnologia Euro 6? Atualmente esses novos chassis estão de 25% a 30% mais caro que os chassis de tecnologia Euro 5.

Desde o dia primeiro de Janeiro de 2023 não é mais fabricado ônibus Euro 5. Os ônibus com tecnologia Euro 6 já chegaram ao Nordeste, o exemplo mais recente é o estado do Ceará, onde empresas do segmento urbano já estão recebendo as primeiras unidades do ônibus com motorização Euro 6.

O que é o Proconve P8?


O Proconve é um programa baseado nas normas Euro, utilizada nos países europeus. A fase Proconve P8 é bem próxima da equivalente da Euro 6, que exige que veículos com motores diesel combinem dois sistemas de redução de poluentes: Redução Catalítica Seletiva (SCR); Recirculação de Gases da Exaustão (EGR).

5 comentários:

  1. Josenilson, é verdade que a 124 não entra mais nos Jardins de Extremoz?

    ResponderExcluir
  2. Quanta qualidade, já estava com saudades de matérias assim, curiosas e bem explicada. Eu particularmente jurava que a Alves tinha trazido primeiro o Euro V, mas pesquisando aqui tem matérias do Caio da Campos e as datas de fato entrega, a Campos foi a primeira a trazer. Que boa lembrança!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Josenilson. Peço perdão por esse tipo de observação. Mas você está errando o termo "seguimento". Escreve-se corretamente "segmento".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa noite, eu que peço perdão pela a minha ignorância, não tenho vergonha em dizer, aprendi mais uma coisa nova, pois não tinha me atentado na diferença de Segmento e Seguimento. Grato demais pela a observação, matéria atualizada.

      Abraço!

      Excluir