22/04/2023

Iveco Group inaugura nova fábrica em Foggia e volta a produzir ônibus na Itália

Planta é dedicada à produção de ônibus de alta tecnologia com propulsão de zero e baixas emissões, incluindo modelos elétricos a bateria e hidrogênio, movidos a metano/biometano

Por Bruno Freitas - Rede Comunicação

A IVECO BUS, marca de ônibus urbanos, intermunicipais e de turismo do Iveco Group N.V. (MI: IVG), inaugurou nesta terça-feira (18) sua nova fábrica em Foggia, Itália, dedicada à produção de ônibus de zero e baixa emissões, contando com a presença de autoridades públicas, representantes de sindicatos, clientes, fornecedores e parceiros.

Gerrit Marx, Adolfo Urso, Domenico Nucera e Michele Emiliano

Adolfo Urso, ministro dos Negócios e do Made in Italy, e Michele Emiliano, presidente da região de Puglia, compareceram ao evento. Gilberto Pichetto Fratin, ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética, enviou uma mensagem por vídeo.

De acordo com o plano industrial, a nova instalação, a plena capacidade, empregará 100 pessoas altamente especializadas para trabalhar em linhas equipadas com as tecnologias mais avançadas da Indústria 4.0. O volume de produção da fábrica será de 1.000 veículos por ano: ônibus de alta tecnologia com propulsão zero emissão (elétricos a bateria e a hidrogênio) e propulsão de baixa emissão (movidos a metano/biometano, combustíveis tradicionais e biocombustíveis).

A fábrica tem zero emissão líquida de CO2. 100% da energia é proveniente de fontes renováveis, incluindo mais de 1.000 painéis fotovoltaicos que produzem 640 MWh por ano. Todo o projeto está voltado à redução do consumo de energia e à reciclagem, utilizando materiais de construção de alto desempenho, iluminação LED inteligente e reutilização de águas pluviais.

O Iveco Group já está presente em Foggia com a planta FPT Industrial, que produz motores industriais e tem 1.600 funcionários, tornando-a em um dos maiores estabelecimentos industriais de Puglia. O investimento na nova fábrica de aproximadamente 40 milhões de euros, que será compensado parcialmente com fundos do PNRR (Plano Nacional de Retomada e Resiliência), é estratégico e coloca em prática dois fundamentos do PNRR: "Revolução verde e transição ecológica" e "infraestrutura para a mobilidade sustentável".

A inauguração da nova fábrica acontece apenas oito meses após o início das obras e menos de um ano depois que a IVECO BUS anunciou a intenção de voltar a produzir ônibus na Itália. Por meio deste projeto de "valorização sustentável da cadeia de suprimentos de ônibus italiana", a IVECO BUS está contribuindo para o processo de transição energética e ecológica do transporte público na Itália, além de garantir a compra de novas tecnologias para o país. Além de Foggia, o projeto envolve outros locais e fornecedores do Iveco Group.

Por exemplo, as atividades de pesquisa e desenvolvimento relacionadas à produção de propulsões e baterias zero emissão são realizadas em Turim, na fábrica FPT Industrial (marca do grupo dedicada à tecnologia de trens de força), e a finalização da produção de ônibus que acontecerá na nova fábrica de Foggia utilizará componentes fornecidos pela cadeia de suprimentos italiana, desde assentos até sistemas de tecnologia da informação.

Gerrit Marx, diretor-executivo do Iveco Group, declarou: "A nova fábrica da IVECO BUS em Foggia representa um importante investimento para o Iveco Group, que está totalmente alinhado à nossa estratégia de manter e fortalecer a nossa presença em centros de excelência italianos, como é o caso de nossa histórica unidade de motores em Foggia. Portanto, é com orgulho e prazer que, hoje, consolidamos a volta da nossa produção de ônibus à Itália. Dessa forma, abasteceremos o setor de transporte público italiano com os veículos mais tecnologicamente avançados e ambientalmente sustentáveis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário