Após implantação de faixa semi exclusiva, ônibus ganham velocidade, mas sem qualidade

Por Josenilson RodriguesBusão de Natal

Mobilidade urbana, quando se feito as presas podemos ter a leve sensação de que está tudo bem e maravilhoso, mas isso é uma história bem diferente. Quer um exemplo? Então vamos lá.

Se via estivesse em melhor estado de conservação, ônibus poderia trafegar muito mais rápido proporcionando mais conforto a quem utiliza e trabalha no serviço.
No último Sábado (05/09), a Prefeitura Municipal do Natal por meio da ‘competente’ Secretária de Mobilidade Urbana (STTU) – “Sim, STTU e não SEMOB, vai entender a lógica desta sigla STTU a nomenclatura da secretária que dá a entender que é: Secretária de Trânsito e Transporte Urbano” – inaugurou uma faixa semi exclusiva para ônibus na Av. Senador Salgado Filho dando prioridade ao ônibus de linhas URBANAS. Os ônibus de linhas INTERMUNICIPAIS ou METROPOLITANO tiveram seus respectivos itinerários alterados para circular na Av. Prudente de Morais; Irônico, fazer uma faixa semi exclusiva para ônibus, retirando algumas linhas de ônibus dali, coisa estranha.

Faixa semi exclusiva para ônibus proporciona maior velocidade ao ônibus, porém,
desnível da via prejudica qualidade na viagem.
Com a semi exclusividade da faixa voltado para o ônibus, o tempo de viagem caiu, porém, os resultados poderiam ser melhores, pois a qualidade da malha viária é terrível, como é que se dá velocidade ao ônibus se coloca eles para circularem ao meio de via desnivelada e cheio de remendos? E o usuário? Como fica o conforto do usuário e operador que está dentro do ônibus? Será que não basta a crítica situação atual da Av. Bernardo Vieira?

No último Sábado, fui até a Av. Senador Salgado Filho conferir de perto o “progresso” que a STTU implantou, sinceramente, o meu tempo de viagem foi o mesmo que os das outras vezes, creio que tenha sido porque não era horário de pico, mas o meu conforto no ônibus caiu de forma significativa, se as empresas não investem em ônibus com suspensão a AR por causa das péssimas condições viárias, com essa faixa semi exclusiva então, agora que não investe mesmo. E pra licitação ainda falam em ônibus de piso baixo!

Os poucos ônibus que tem suspensão a AR já dão trabalho, imagine agora com essa faixa. Lembro-me, que antes de ter esse corredor semi exclusivo, os ônibus circulavam na faixa central e quando necessário, usavam a faixa da direita para realizar o embarque e desembarque de passageiros, por isso, não percebi o quanto é desnivelada a Av. Senador Salvado Filho.

Se o corredor semi exclusivo já trás alguns resultados positivo do jeito que está, creio que se as condições viária fossem boas, os resultados poderiam ser bem melhores ou até mesmo superior ao da Av. Bernardo Vieira no estado em que ela está, porquê, quando a Av. Bernardo Vieira era mais conservado, os ônibus tinham um redução no tempo de viagem significativo.

Não achem isso aqui como uma crítica, até porque, priorizar o transporte coletivo é dar fluidez ao trânsito, mas para se ter fluidez no trânsito tem que existir condições. Achem apenas como pontos de observações.

Apoio a ideia de um corredor semi exclusivo para ônibus na Av. Senador Salgado Filho, mas em melhores condições, porque do jeito que está é como se a Prefeitura estive com presa de fazer algo só pra dizer que está trabalhando em benefício do transporte de massa. Mas para este serviço tivesse uma qualidade de nível, antes de pintar a via, bem que poderia ter colocado uma camada mais grossa de asfalto apenas para retirar o desnível e gerar mais velocidade ao ônibus e conforto a quem usa e trabalha.


Em João Pessoa / PB estado vizinho ao nosso, existe esses corredores com faixa Azul, mas nos corredores de lá quase que não existe desnível e é por isso que lá, a finalidade do corredor exclusivo ou semi exclusivo para o ônibus funciona impecavelmente.