Implantação do novo sistema de transporte público entra na reta final

Por Maricelio Almeida - Prefeitura de Mossoró

Foto de: Gildo Bento
A Prefeitura Municipal de Mossoró e a empresa BR Buss, que participou de chamamento público lançado com o objetivo de implantar o novo sistema de transporte público da cidade, estão ajustando os últimos detalhes para colocar em circulação os 35 novos ônibus que deverão estar à disposição da população mossoroense até o final do mês.

“A mobilidade urbana de Mossoró ganha uma nova dimensão com a implantação do novo sistema de mobilidade urbana. Estamos trabalhando incansavelmente para que os ônibus comecem a circular o quanto antes, no entanto, tem a questão do trajeto dos veículos até Mossoró, da estruturação da empresa na cidade, que está equipando sua garagem, instalando o tanque de combustível, são detalhes que precisam ser levados em consideração”, ressaltou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne.

Foto de: Gildo Bento
Parte da nova frota já está em Mossoró. Ao desembarcarem na cidade, os ônibus passam por vistoria e posteriormente pela adesivagem, recebendo ainda o sistema de bilhetagem eletrônica, para na sequência poderem circular pelas ruas. Os veículos dispõem de 47 assentos, sendo sete próprios para cadeirantes, um para obeso e 39 no tamanho padrão.

Para que o novo sistema de mobilidade urbana de Mossoró possa funcionar, a Prefeitura está adotando, desde 2014, uma série de medidas, como pesquisas de origem e destino; fiscalização de passageiros que utilizam o benefício da gratuidade; implantação do serviço de biometria; elaboração de leis que regulamentem problemáticas como o táxi lotação, táxis intermunicipais, entre muitas outras ações, que em conjunto, viabilizarão um transporte público de massa moderno e eficiente.

Foto de: Gildo Bento
Desde que assumiu a luta em defesa do transporte público de massa, a Prefeitura tem buscado dialogar com todos os segmentos direta e indiretamente envolvidos na situação, como, por exemplo, entidades de classe, associações comerciais, taxistas, sindicatos, enfatizando a importância de priorizar um sistema que atenda grande parte da população mossoroense, que há décadas enfrenta problemas ao se deslocar dentro da cidade.

Fonte: Prefeitura de Mossoró