BYD de olho no mercado brasileiro

A indústria brasileira do transporte urbano feito por ônibus pode estar ganhando uma nova marca dentro de breve. É que a fabricante chinesa de ônibus elétricos BYD tem grande interesse em instalar uma planta em território brasileiro. A escolha da cidade ainda não está definida, porém as negociações estão em fase final. De acordo com a direção da empresa, atualmente a BYD produz ônibus completo, chassi, carroçaria e quase todos os componentes, mas para o Brasil ela está planejando a possibilidade de uma parceria com fabricantes locais, quer seja para carroceria e peças que compõem o veículo.


Foto divulgação

No momento há dois veículos sendo testados no Brasil com a marca chinesa, um em São Paulo, que após a finalização irá para o Rio de Janeiro, e outro que acabou de finalizar os testes em Salvador e que irá para a cidade do Recife. Existe ainda uma agenda de testes em diversas outras cidades brasileiras, objetivando atender os principais clientes e prefeituras que buscam um sistema de transporte eficiente e não poluente.

O portfólio da BYD compreende ônibus com tração elétrica com comprimentos que variam entre 7, 12 e 15 metros, além dos articulados. O grande diferencial desses veículos é o sistema elétrico, com baterias desenvolvidas e patenteadas pela fabricante, que permitem ao veículo rodar até 300 km com uma única carga, além de apresentar um sistema regenerativo de recarga, através dos freios.

Além do Brasil, a Colômbia é outro mercado que a montadora chinesa quer explorar. Alguns testes com a versão de ônibus com 12 metros de comprimento já foram realizados (e algumas unidades já foram adquiridas) e em pouco tempo, um modelo articulado iniciará seu laboratório de campo pelas ruas de Bogotá.

Fonte: Revista Auto Bus