Vereadores apreciam projeto da bilhetagem eletrônica hoje

“Essa luta pela unificação vem acontecendo desde que o sistema de bilhetagem eletrônica foi criado. Graças às movimentações populares e reivindicações por melhorias no transporte público, conseguimos retomar essa discussão. O prefeito Carlos Eduardo já sinalizou aprovação do projeto e acredito que os vereadores não devem pensar diferente. Eles irão escutar a voz do povo e aprovar a unificação. Hoje é um dia histórico para nossa categoria”, afirmou Nivaldo Andrade.
Segundo ele, com unificação do sistema, o atendimento à população também irá melhorar. “Vamos conseguir aumentar a nossa receita, colocar carros novos nas ruas com ar condicionado e acessibilidade, conforme está dentro da planilha de custo. A população deixará de ficar refém do ônibus convencional, uma vez que 70% da nossa demanda fica prisioneira ao cartão do ônibus”, reforça.
De acordo com os permissionários, a exclusividade do uso de cartão nos ônibus diminuiu consideravelmente o fluxo de passageiros nas linhas alternativas e, consequentemente, vários veículos tiveram que parar de circular devido à escassez de passageiros.
Há seis anos houve um debate sobre a possibilidade de que a passagem fosse utilizada tanto nos ônibus quanto nos alternativos.
Contudo, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do RN (Seturn) conseguiu na Justiça a determinação de uso exclusivo dos bilhetes nos ônibus, sob a justificativa de que a tecnologia foi desenvolvida pelo sindicato.
A secretária da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Elequicina Santos, garantiu que já está previsto no projeto de Licitação do Transporte a disponibilização de um bilhete eletrônico único que poderá ser usado tanto nas linhas de ônibus quanto nos transportes alternativos. A medida, porém, depende da aprovação do projeto de lei que autorizará a licitação nos transportes públicos de Natal.
No projeto, de acordo com Elequicina, ficarão definidas linhas “complementares” a serem cumpridas pelos transportes alternativos. A titular da Semob não detalhou quais seriam os trajetos das linhas.
“A categoria sempre almejou a unificação, que vai beneficiar principalmente a população e acreditamos que os vereadores terão sensibilidade e aprovarão a iniciativa porque sabem que vai beneficiar aqueles que votaram neles”, destacou Nivaldo Andrade.
Fonte: Jornal de Hoje
Tags:
Notícias