28/09/2013

Audiência técnica discute projeto do Corredor Estrutural Oeste

Com a presença do prefeito Carlos Eduardo, a Prefeitura do Natal realizou na manhã desta sexta-feira (27), no auditório do Centro de Tecnologia do Gás – Energias Renováveis (CTGAS-ER), uma audiência pública para discutir as intervenções que ocorrerão no Corredor Estrutural Oeste, obra de mobilidade urbana correspondente ao Lote 01 da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Foto de: Alex Régis
O projeto apresentado pelo secretário adjunto de Planejamento Instrumental, Alexandre Duarte, vai subsidiar a licença ambiental que será expedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Ele explicou as novas soluções para a mobilidade urbana, em vista da adequação do projeto original de 2010. O projeto prevê intervenção nas avenidas Capitão-Mor Gouveia, Jerônimo Câmara, Felizardo Moura e Industrial João Francisco da Motta. Na confluência das avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara será construído um binário, a solução mais adequada, conforme o secretário. O binário terá o intuito de melhorar o fluxo de veículos que transitam no sentido da avenida Prudente de Morais para a Rodoviária.

As intervenções preveem a reestruturação geométrica, terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização, iluminação pública, calçadas acessíveis e paradas de ônibus. Na avenida Jerônimo Câmara, por exemplo, serão construídas quatro faixas de tráfego, sendo uma exclusiva para ônibus com pavimento de concreto rígido. As quatro faixas serão num só sentido. Já na avenida Mor Gouveia, serão implantados quatro coletores (rede de galerias pluviais) . A obra do Corredor Estrutural terá, ainda, 6,1 km de implantação de novo pavimento, 7,8 km de implantação de corredor exclusivo de ônibus e 55 km de calçadas padronizadas. “A previsão de execução das obras do Corredor Estrutural Oeste é de nove meses”, disse Alexandre Duarte.

Para o prefeito Carlos Eduardo, as obras irão melhorar a mobilidade urbana e a cidadania, vez que as calçadas serão acessíveis a pessoas portadoras de necessidades especiais. Ele destacou o binário e os corredores que vão melhorar a qualidade do transporte de massa. “Espero que em 30 dias a empresa inicie as obras pela avenida Mor Gouveia que está destruída”, afirmou o gestor.

Na ocasião, o chefe do executivo municipal destacou a importância da audiência, agradeceu os colaboradores da Prefeitura e pediu para a Semurb total prioridade no parecer da licença ambiental das obras do Lote 01. O prefeito informou que todas as obras vão gerar dois mil empregos diretos e vão injetar R$ 800 milhões na economia do município. “O progresso é irreversível. Vamos construir seis túneis, dois viadutos, sendo um estaiado e duas passarelas. É preciso construir o presente e o futuro”, ressaltou.

Antes de abrir para as intervenções dos participantes, a audiência contou com a participação do geógrafo Leonlene de Sousa Aguiar, da Start Pesquisa e Consultoria, responsável pela apresentação do Relatório Ambiental Simplificado (RAS), que vai subsidiar a licença ambiental da Semurb. O relatório contempla a mobilidade urbana nas avenidas Felizardo Moura, Industrial João Francisco da Motta, Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara, num total de 8,1 km. O geógrafo fez um resumo das intervenções e a adequação do projeto original de 2010. A primeira fase das intervenções iniciará pelas avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara.

A audiência teve, ainda, a participação do vereador Adão Eridan, representando a Câmara Municipal de Natal; secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Pereira Neto; do secretário adjunto de Comunicação Social, Marcos Alexandre de Araújo, e de representantes de secretarias municipais.

Fonte: Prefeitura Municipal do Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário