Minoria usa cinto de segurança em ônibus

Pesquisa feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indica que apenas 2% dos passageiros de ônibus intermunicipais e internacionais usam o cinto de segurança.

Em caso de acidente, o equipamento diminui a possibilidade de morte em 75%. Para aumentar o uso do equipamento, a ANTT faz a fiscalização nos veículos, verifica a disponibilidade do cinto e orienta as empresas.

O superintendente de Fiscalização da ANTT, Nauber Nascimento, disse que, mesmo avisados durante a viagem, poucos passageiros seguem a orientação.

"Embora as empresas zelem pelo estabelecido pela agência reguladora no sentido de avisar sobre o uso do cinto de segurança, só 2% dos passageiros transportados realmente afivelam o cinto durante a viagem."

Nascimento disse que, mesmo sabendo da importância do equipamento, o brasileiro ainda não incorporou o hábito de usar o cinto. Não usar esse equipamento de segurança durante toda viagem de ônibus é infração grave e a multa para o motorista e para a empresa varia entre R$ 1.000 e R$ 3.000.

Fonte: Diário do Comércio