20/09/2012

Janelinhas, uma profissão clandestina.

Depois de um mega protesto dos estudantes pedindo a volta do passe livre, as empresas alegam e acusa um tipo de cambio irregular, onde funciona um comercio clandestino de vendas de passagens de forma a dá prejuízos as empresas e sem saber como funciona, também prejudica os usuários que pagam a passagem inteira e que alimenta esse tipo de cambio.

Por Daniel Silva 
Fonte: Transporte Público do RN.

Uma pratica já bem atualizada e de problemas que já tem mais de 10 anos, a venda de passagens de ônibus já vem sendo combatida desde dos anos 90, onde existia o tal vale transporte de papel, onde os usuários vendiam esse vale por valores menores que eram adquiridos o transformando e moeda de trocas no comercio em geral.

Ai veio o cartão eletrônico e com ele a segurança de não poder repassar esses créditos como eram feitos com o antigo vale transporte, mais houve brechas e a prática continuou e nada foi feito e até nome essa profissão ganhou, os "Janelinhas".

Foto/ Rafael Barbosa G1
Funciona assim... O Cidadão tem um carro ou moto, ganha da empresa sua passagem mensal e não sabe o que fazer vende o cartão para um outro cidadão (Janelinha), que vende o créditos ou a passagem para outros, e o melhor lugar são as paradas mais movimentadas da capital, e vende para os usuários que vão pegar determinado ônibus e o usuário pega o cartão, passa na catraca e devolve o cartão pela janela, dai o nome Janelinha.

Essa pratica, causa prejuízos de grandes dimensões onde é explorado o tal passe livre. Após passar na catraca, esse cartão só pode ser usado novamente após 10 minuto e após esse tempo ele pode ser novamente usado sem ser debitado um centavo daquele cartão.

Dai a denuncia dos empresários, onde se sentem lesados por uma pratica que o mais prejudicado é o usuário que paga um tarifa integral.

Ai vem um amigo critico que vai comentar que estamos defendendo as empresas, mais eu respondo para esse amigo logo por aqui, você que paga R$ 2.20, acha justo arcar com mais essa sacanagem?

Bom, vamos ser éticos e justos e não aceitar essa pratica que quem só perderá é a população.

Um comentário:

  1. Os Empresarios e que se dizem prejudicados nada fazem ,pois e so que se ve nas paradas.se é iliçito tem que se coibir.botar a guarda municipal,semob e pm para agir!

    ResponderExcluir