11/08/2012

Secretária da Semopi esclarece obras de mobilidade urbana de Natal

A secretária municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tereza Cristina Vieira Pires, esclareceu alguns detalhes da análise sobre as obras de mobilidade urbana da Copa 2014, apresentada, na manhã da quinta-feira (09), ao secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos.

O Lote I, obras de mobilidade, abrange o corredor estrutural do Complexo Viário da Urbana, cujo projeto executivo já está aprovado pela Caixa Econômica Federal. O município está aguardando a licença de instalação da Semurb para a realização das obras do viaduto, com previsão de início em setembro.

A secretária explicou ainda que a prefeitura está estudando um novo traçado para a Av. Capitão Mor Gouveia e que o novo projeto alternativo irá diminuir em praticamente 80% as desapropriações ao longo do eixo viário da Mor Gouveia.

Em relação ao Lote II, que diz respeito aos entroncamentos no entorno do estádio Arena das Dunas, a previsão de início das obras é até dezembro. Atualmente este lote está na fase de desenvolvimento dos detalhamentos dos seus projetos executivos. A previsão é de que as obras sejam licitadas em outubro para início em dezembro. Para o Lote II, também estão previstos a construção de duas passarelas, sendo uma nas proximidades do Sebrae, em Lagoa Nova, e outra na avenida Prudente de Morais, na altura da rua Raimundo Chaves.

A Prefeitura do Natal, por meio da Semopi, deu início no final de fevereiro de 2012, à primeira etapa das obras de mobilidade urbana, compreendendo, a execução do recapeamento asfáltico das ruas no entorno das avenidas Felizardo Moura, desde a Ponte de Igapó, Napoleão Laureano, Capitão-mor Gouveia até a Prudente de Morais.

Durante a reunião com o secretário nacional realizada ontem, a prefeita Micarla de Sousa lembrou que o principal problema do município para a execução das obras são as questões jurídicas envolvendo as desapropriações dos imóveis. As bem feitorias a serem realizadas envolvem a construção do túnel de drenagem e vai beneficiar sete bairros, lagoas de captação e o estádio Arena das Dunas. “Conseguimos R$ 126 milhões para as obras de drenagem, via Orçamento Geral da União (OGU), mas não podemos utilizar”, ressaltou a Micarla de Sousa.

Fonte: PMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário