Para amenizar a situação dos usuários das linhas 28 e 03. O que a SEMOB deveria fazer? Vamos às sugestões

Por Josenilson Rodrigues

Foto de: Josenilson Rodrigues
Não é difícil pensar um pouco e resolver os problemas nas quais enfrenta a população. Mas de fato, é difícil querer sancionar o problema se existem as burocracias. A pergunta que não quer calar “Porque a SEMOB não disponibilizou empresas para circular nas linhas 03 e 28?”. A resposta é simples, essas linhas incluindo também a linha 45 têm problemas jurídicos na qual só podem ser disponibilizada para alguma empresa quando esses problemas estiverem resolvidos, mas até lá medidas emergenciais podem “resolver” ou minimizar a falta de transporte dessas linhas. Vamos às sugestões:

1° SUGESTÃO: Aumentar ou reforça linhas que circulam em torno do Nova Natal não adianta, porque piora muito para o usuário, isso porque essas linhas não vão até o Mirassol ou Campus. O que se poderia fazer era alongar o itinerário das linhas 591 (Circular do Jardim Progresso) para que circule dentro do conjunto do Nova Natal, com esse circular os usuários terão acesso a linha 07 que tem como o itinerário Mirassol.

2° SUGESTÃO: Caso a primeira sugestão não seja uma boa idéia, outra seria alongar o itinerário das linhas circular 594 e 595 para possam entrar no conjunto Nova Natal, sendo um pela a Av. Cidade Praia e outro pelo o terminal das linhas 10 e 64. Com os circulares, os usuários passariam o cartão e fazia integração com as linhas 26 que tem destino a Ponta Negra ou com a linha 29 que tem destino ao Campus. Para que isso aconteça, a empresa operadora dessas linhas no caso a Transportes Reunidas dera reforçar e muito essas linhas com carros maiores ou até mesmo viagem extra, em especial na linha 26 que lota no conjunto Panatis.

Vale salientar que as linhas circular 594 e 595 tem um número muito baixo de passageiros para um grande volume grande de viagens, essas linhas em opinião própria não tem uma grande utilidade, a não ser nos horários de pico, pois durante todo o dia, empresas disponibilizam veículos grandes sem muita necessidade.

Já a linha 591 esse quase não tem finalidade, com a mudança no terminal para o conjunto do jardim Progresso a linha que é gratuito, faz mais viagens do que transporta, por isso digo, deveria e muito utilizem as linhas circular que quase não tem demanda para que tornem eficiente ao usuário e lucrativo ao empresário.

3°SUGESTÃO: Mudança no itinerário da linha 600 para que atender o bairro do Nova Natal. Como? Simples, ele entra no terminal de integração da à volta e segue o itinerário da linha 03, quando chegar ao terminal das linhas 10 e 64, sua volta seria pela a Av. Itapetinga onde entraria na Av. João Medeiros Filho que passaria em frente ao Norte Shopping seguindo o seu itinerário tradicional.

Com um ônibus passando nas avenidas: Itapetinga e João Medeiros Filho, os usuários terão muita opção de linhas para seus destinos seja: Sul, Leste ou Oeste, pois na Av. João Medeiros Filho passa linhas como: 01, 08 e 76, aonde ambos vão para a Cidade Esperança.

Já as linhas com destino CAMPUS, teria a possibilidade de pegar linhas especiais com mais facilidade, pois existem viagens em que as linhas: 02, 08 e 79 fazem viagem pelo o Campus. Pra que essa mudança de itinerário aconteça, o circular NORTE FÁCIL teria sua passagem padrão, pois o seu percurso aumentaria, junto com um bom reforço de carros das empresas que operam na linha como: Guanabara, Reunidas, Cidade do Natal e Conceição.

4° SUGESTÃO: Seria a criação de uma linha de emergência (temporário), utilizando as linhas existes que ainda circulam no Nova Natal, exemplo da linha 10 que se comparado a linha 64 é uma linha de pouca demanda, mas que tem uma grande serventia a população, pois a mesma agiliza a vida dos usuários com destino a Ribeira, por isso criaria a linha 10A fazendo o itinerário completo da linha 03 Nova Natal/ Mirassol.

A 10A faria o itinerário Nova Natal/ Mirassol e em algumas viagens via Campus para que assim substitua ao mesmo tempo a linha 28, essas viagens via Campus deveriam ser feitas em horários de pico a critério da empresa operadora.

Essas são as minhas sugestões para que algo de forma emergencial seja feito em prol da população do Nova Natal e Nordelândia que estão sofrendo muito com a falta das linhas 03 e 28 antes operada pela a empresa Riograndense.

Quero deixar bem claro, que essas sugestões são sugestão paliativas, pois o certo a ser feito seria disponibilizar alguma empresa para operar as linhas 03, 28 e a 45. Mas, pra que ocorra isso, deverá ser feito uma licitação onde algo definitivo seja feito, então é bom sugerir idéias simples e que ajuda muita gente. “Criticar sem sugerir não leva a nenhum lugar” Essa frase uso muito em meu site em prol do sistema de transportes onde pessoas sejam: usuário, funcionário ou empresário fazem a diferença.