18/08/2012

Para amenizar a situação dos usuários das linhas 28 e 03. O que a SEMOB deveria fazer? Vamos às sugestões

Por Josenilson Rodrigues

Foto de: Josenilson Rodrigues
Não é difícil pensar um pouco e resolver os problemas nas quais enfrenta a população. Mas de fato, é difícil querer sancionar o problema se existem as burocracias. A pergunta que não quer calar “Porque a SEMOB não disponibilizou empresas para circular nas linhas 03 e 28?”. A resposta é simples, essas linhas incluindo também a linha 45 têm problemas jurídicos na qual só podem ser disponibilizada para alguma empresa quando esses problemas estiverem resolvidos, mas até lá medidas emergenciais podem “resolver” ou minimizar a falta de transporte dessas linhas. Vamos às sugestões:

1° SUGESTÃO: Aumentar ou reforça linhas que circulam em torno do Nova Natal não adianta, porque piora muito para o usuário, isso porque essas linhas não vão até o Mirassol ou Campus. O que se poderia fazer era alongar o itinerário das linhas 591 (Circular do Jardim Progresso) para que circule dentro do conjunto do Nova Natal, com esse circular os usuários terão acesso a linha 07 que tem como o itinerário Mirassol.

2° SUGESTÃO: Caso a primeira sugestão não seja uma boa idéia, outra seria alongar o itinerário das linhas circular 594 e 595 para possam entrar no conjunto Nova Natal, sendo um pela a Av. Cidade Praia e outro pelo o terminal das linhas 10 e 64. Com os circulares, os usuários passariam o cartão e fazia integração com as linhas 26 que tem destino a Ponta Negra ou com a linha 29 que tem destino ao Campus. Para que isso aconteça, a empresa operadora dessas linhas no caso a Transportes Reunidas dera reforçar e muito essas linhas com carros maiores ou até mesmo viagem extra, em especial na linha 26 que lota no conjunto Panatis.

Vale salientar que as linhas circular 594 e 595 tem um número muito baixo de passageiros para um grande volume grande de viagens, essas linhas em opinião própria não tem uma grande utilidade, a não ser nos horários de pico, pois durante todo o dia, empresas disponibilizam veículos grandes sem muita necessidade.

Já a linha 591 esse quase não tem finalidade, com a mudança no terminal para o conjunto do jardim Progresso a linha que é gratuito, faz mais viagens do que transporta, por isso digo, deveria e muito utilizem as linhas circular que quase não tem demanda para que tornem eficiente ao usuário e lucrativo ao empresário.

3°SUGESTÃO: Mudança no itinerário da linha 600 para que atender o bairro do Nova Natal. Como? Simples, ele entra no terminal de integração da à volta e segue o itinerário da linha 03, quando chegar ao terminal das linhas 10 e 64, sua volta seria pela a Av. Itapetinga onde entraria na Av. João Medeiros Filho que passaria em frente ao Norte Shopping seguindo o seu itinerário tradicional.

Com um ônibus passando nas avenidas: Itapetinga e João Medeiros Filho, os usuários terão muita opção de linhas para seus destinos seja: Sul, Leste ou Oeste, pois na Av. João Medeiros Filho passa linhas como: 01, 08 e 76, aonde ambos vão para a Cidade Esperança.

Já as linhas com destino CAMPUS, teria a possibilidade de pegar linhas especiais com mais facilidade, pois existem viagens em que as linhas: 02, 08 e 79 fazem viagem pelo o Campus. Pra que essa mudança de itinerário aconteça, o circular NORTE FÁCIL teria sua passagem padrão, pois o seu percurso aumentaria, junto com um bom reforço de carros das empresas que operam na linha como: Guanabara, Reunidas, Cidade do Natal e Conceição.

4° SUGESTÃO: Seria a criação de uma linha de emergência (temporário), utilizando as linhas existes que ainda circulam no Nova Natal, exemplo da linha 10 que se comparado a linha 64 é uma linha de pouca demanda, mas que tem uma grande serventia a população, pois a mesma agiliza a vida dos usuários com destino a Ribeira, por isso criaria a linha 10A fazendo o itinerário completo da linha 03 Nova Natal/ Mirassol.

A 10A faria o itinerário Nova Natal/ Mirassol e em algumas viagens via Campus para que assim substitua ao mesmo tempo a linha 28, essas viagens via Campus deveriam ser feitas em horários de pico a critério da empresa operadora.

Essas são as minhas sugestões para que algo de forma emergencial seja feito em prol da população do Nova Natal e Nordelândia que estão sofrendo muito com a falta das linhas 03 e 28 antes operada pela a empresa Riograndense.

Quero deixar bem claro, que essas sugestões são sugestão paliativas, pois o certo a ser feito seria disponibilizar alguma empresa para operar as linhas 03, 28 e a 45. Mas, pra que ocorra isso, deverá ser feito uma licitação onde algo definitivo seja feito, então é bom sugerir idéias simples e que ajuda muita gente. “Criticar sem sugerir não leva a nenhum lugar” Essa frase uso muito em meu site em prol do sistema de transportes onde pessoas sejam: usuário, funcionário ou empresário fazem a diferença.

16 comentários:

  1. SÃO PESSOAS COMO VOCÊ QUE DEVERIA ESTÁ A FRENTE DE UMA SECRETÁRIA DE TRANSPORTES. PARABÉNS PELA A MATÉRIA.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Andrade18 agosto, 2012

    Gostei da ideia do alongamento da linha 600, ficaria muito mais pratico pra quem mora no Parque dos Coqueiros se deslocar para o Nova Natal. Isso porque a linha 01 demora muito a passar, com a linha 600 indo até lá seria mais uma opção.

    ResponderExcluir
  3. Bom amigo! agora vou aproveitar seu texto e dá a minha sugestão, em breve estarei divulgando mais diante mão vc me surpreendeu muito, mais vamos lá. aguardem.

    ResponderExcluir
  4. Para solucionar mesmo o problema, a criação desse 10A seria uma boa perfeita. Por mim ficaria com a sugestão 4.

    ResponderExcluir
  5. NADA DE SUGESTÃO, QUERO O 03, 28 E 45 RODANDO LOGO. POVO DA SEMOB É DEVAGAR DEMAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JA FAZ DEZ DIAS E NADA DE SOLUÇOES.CADE A SEMOB QUE NAO AGILIZA LOGO ESSE PROBLEMA POR QUE NINGUEM AGUENTA MAIS

      Excluir
  6. A ideia é boa mais não da certo porque a população vai ficar sofrendo até o mes de março de 2013 a licitação não vai sair esse ano por causa da politica.poderia ser feito o seguinte as 6 empresas colocaria 3 carros totalizando 18 carros a riograndense rodava com 16 carros.era 5 campus,5 viaduto e 6 cefet.

    ResponderExcluir
  7. MAIS UMA VEZ A INCAPAÇIDADE DOS GESTORES REGULADORES DO TRANSPORTE PUBLICO EM NOSSA CIDADE,EM ESPECIAL (múçio sá)QUE DE NADA ENTENDE!

    ResponderExcluir
  8. sugestão 4 pois a guanabara continuava comandando o nova natal sem contar que ela é a melhor empresa

    ResponderExcluir
  9. Para os "entendidos de mobilidade urbana" nao eh tao facil assim... para vcs que nao sabe, A Semob ainda nao tomou providancia pq a falencia da VR esta em processo judicial e ate que a justiça de um parecer, nos da Semob nao podemos intervir. com relacao as sugestoes, sao validas... o problema e que a justiça determinou q quer for operar tem q absorver os antigos funcionarios da VR, ou seja, as empres nao querem isto.
    att: SEMOB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário falso.

      Excluir
    2. A Semob pode até ser devagar mais leiga a ponto de fazer um comentario cheio de erros assim ai é dedo de quem quer se aparecer, isso é crime se passar por outra pessoa.Cuidado Semob falsa.

      Excluir
  10. EU MORO UM RUA ANTES DA GARAGEM E TENHO QUE MAIS DE QUATRO RUAS PARA PEGAR O 64 OU 10 E DESCER NO SOLIDADE 1 PARA PEGAR O 29 ENFIM QUANDO IRA CHEGAR AS EMPRESAS QUE IRAO SUBSTITUIR A VIAÇAO RIO GRANDENSE?

    ResponderExcluir
  11. quando a empresa que entrou na justiça desistir da açao... por parte da semob ja ta ok

    ResponderExcluir
  12. Cadê o secretário da Semob que informou na imprensa que seria criado uma outorga especial, para outras empresas pudessem operar as linhas. Isso demonstra a incompetência dos nossos gestores. A população não aguenta mais essa situação, queremos providências já.

    ResponderExcluir
  13. eu moro no nova natal e sofro muito com isso

    ResponderExcluir