VLT pode sair com as emendas



Em reunião com a bancada federal, ontem, em Brasília, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) propôs que os deputados estaduais indiquem emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) 2012 para beneficiar o projeto do sistema adutor do Alto Oeste, garantir a viabilização do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e proporcionar a estruturação das unidades de saúde do estado. "O que nós assistimos foi convergência. Os maiores problemas do estado precisam dessa união para serem resolvidos", disse a governadora.

Rosalba pretende receber as indicações individuais, tendo em vista que as quatro emendas coletivas já estão comprometidas. Elas destinam recursos para as Universidades Federal e Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Semi-Árido e promoção turística. A bancada potiguar tem direito a 18 emendas, sendo 11 individuais, quatro coletivas e quatro de remanejamento.

Os deputados federais e senadores expuseram, durante a reunião, outras áreas que serão contempladas. As indicações individuais divulgadas foram:estruturação de estradas vicinais (Henrique Alves); infraestrutura turística da Costa Branca ( Felipe Maia); adequação da Reta Tabajara - BR-226 a BR-304 (João Maia); desassoreamento, recuperação e prevenção contra enchentes do Rio Mossoró (Sandra Rosado); Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE (senador José Agripino); construção do Hospital Geral de Natal (senador Paulo Davin ) e apoio a projetos agropecuários (senador Garibaldi Alves, atualmente ministro da Previdência).

Os deputados federais Betinho Rosado (DEM) - que saiu da secretaria de Agricultura para participar do processo, Fátima Bezerra (PT), Fábio Faria (PSD) e Paulo Wagner (PV) apresentarão suas propostas de emenda hoje, quando o documento contendo todas as propostas será finalizado.

"Tenho absoluta convicção que a reunião vai resultar num consenso para resolver os principais problemas do RN. Nosso partido é o Rio Grande do Norte. Temos a obrigação de trabalhar juntos, unidos", declarou a deputada Sandra Rosado (PSB), coordenadora da bancada federal do RN, ao final do encontro.

Fonte: Diario de Natal