Transportes alternativos fazem paralisação por duas horas no Centro da cidade

Por Marcela Cavalcanti, da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Os transportes alternativos farão uma paralisação em Natal na tarde desta sexta-feira (21), a partir das 16h. A manifestação irá acontecer pelas ruas do Centro da cidade, dutante duas horas. O objetivo é reivindicar pelas exigências não cumpridas pela Prefeitura do Natal. A categoria contava com a instalação do GPS em toda a frota de opcionais e também não com a unificação do sistema de bilhetagem eletrônica, já utilizada pelos ônibus.

Segundo o presidente do Sindicato dos Transportes Opcionais do Rio Grande do Norte (Sitoparn), Nivaldo Andrade, o valor das passagens dos transportes alternativos não irá aumentar. A categoria irá participar de uma reunião no final da tarde desta sexta-feira com uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura do Natal (Semob) para tratar do assunto. O resultado do encontro pode gerar uma paralisação por tempo indeterminado.

Ônibus
A Prefeitura do Natal publicou nesta sexta-feira (21), portaria estabelecendo o novo valor da tarifa de ônibus a ser cobrado, a partir deste sábado (22), pelas empresas concessionárias de transporte coletivo em Natal: R$ 2,20. A tarifa de R$ 2,00 estava congelada há 18 meses. O reajuste de 10% foi autorizado pelo prefeito de Natal em exercício, Paulinho Freire, e está condicionado a duas exigências feitas às empresas: Instalação de GPS em toda a frota de ônibus (Agora o percurso, horário e freqüência das linhas de ônibus poderão ser monitoradas) e a inclusão de mais 24 ônibus para atender os usuários de Natal.