19/10/2014

Viaje no tempo conhecendo o busão 0245 da Viação Nordeste

A galera do Unibus RN na coluna Retrô fez um pequeno especial nostálgico sobre o busão 0245 da Viação Nordeste? Creio que você leitor conheça, se não conhece, confira essa bela matéria bastante inusitada e rica em lembranças:

Por Andreivny Ferreira - Unibus RN
Com Fotos: Lima Nascimento (Ônibus Brasil) e Adriano Abreu (Tribuna do Norte)

Em Campina Grande, fazendo a linha que liga a
segunda maior cidade paraibana a Natal
Um acidente inusitado pode trazer a tona um ônibus que já circulou e deu sua importante contribuição para o transporte de passageiros nas estradas nordestinas. Assim, em mais uma atualização da coluna “Retrô”, relembramos hoje um ônibus que circulou, até bem pouco tempo, em uma das principais empresas rodoviárias do Rio Grande do Norte.

Hoje, falamos da trajetória de um dos vários Monoblocos da Viação Nordeste que foi personagem de um acidente que chamou a atenção dos natalenses nesta semana.

Com o prefixo 0245, o veículo chegou à tradicional empresa potiguar em meados do início dos anos 1990. Com o famoso chassi O-371, da Mercedes-Benz, o veículo ostentava uma casadinha de sucesso, que trouxe pelo menos mais duas unidades com configuração semelhante para a Nordeste.

O ônibus passou pelas principais linhas da Nordeste, circulando inclusive nas linhas interestaduais. Em seu único registro localizado até o momento, o ônibus foi flagrado na cidade de Campina Grande, fazendo a linha que liga a segunda maior cidade paraibana a Natal.

Não se sabe ao certo quando o veículo foi desativado da frota. Sabe-se apenas que, nos últimos 5 anos, ele não era visto circulando pelas estradas nordestinas e, após sua aposentadoria, virou sucata em um cemitério de ônibus localizado na Av. Alexandrino de Alencar, no Alecrim.

Porém, mesmo desativado há algum tempo e virando ferro velho, o nosso personagem de hoje voltou a ser destaque. Na última quarta-feira, o veículo era rebocado por um guincho em direção a uma sucata da cidade de Parnamirim, na Grande Natal. Porém, no cruzamento entre as avenidas Salgado Filho e Amintas Barros, em Lagoa Nova, o guincho e o ônibus se envolveram em um acidente curioso.


Dados do ônibus:
Mercedes-Benz Monobloco O-371 1992-1993, Mercedes-Benz MBB O-371-RS.

De acordo com o condutor do guincho, um motorista ajudava a controlar o ônibus enquanto era guinchado. Segundo ele, em declaração ao jornal Tribuna do Norte, havia uma colmeia de abelhas dentro do ônibus e o motorista auxiliar acabou atacado pelos animais. Por causa disso, ele acabou soltando a direção do ônibus e causou o acidente, subindo o canteiro central e derrubando um poste.

O motorista do ônibus foi levado para o hospital, medicado e liberado, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Além disso, a colméia existente no ônibus também foi destruída.

Tal acidente foi um dos assuntos mais comentados da semana e deixou em evidência, mesmo que de maneira inusitada, um dos grandes guerreiros que já circularam pelas estradas potiguares, paraibanas e cearenses.

Fonte: Unibus RN

2 comentários:

  1. Viajei algumas vezes neste carro quando ele operava a linha Campina Grande X Natal. Vi este carro na Guarabira X Natal algumas vezes também.

    ResponderExcluir
  2. É mencionado no texto que existiram 2 monoblocos semelhantes na Nordeste. Alguem tem informações como o prefixo destes?

    ResponderExcluir