14/04/2014

Audiência Pública Discute Expansão do Sistema Ferroviário na Câmara de Parnamirim

Por Rafhael L. B. de Albuquerque
Acessória de comunicação da CBTU Natal

Na manhã desta segunda-feira, 07, a modernização do sistema ferroviário do RN foi pauta de mais uma audiência pública, desta vez na Câmara dos Vereadores de Parnamirim. Na ocasião, o Superintendente João Maria Cavalcanti e a Técnica de Gestão Dulce Helena, apresentaram a proposta da Companhia para a modernização e expansão do sistema à classe política daquele município, bem como aos representantes dos conselhos comunitários, comitês, estudantes e cidadãos presentes.



Durante a Audiência, João Maria Cavalcanti apresentou em linhas gerais a proposta que a Equipe Técnica da CBTU de Natal vem desenvolvendo para a modernização do sistema de trens urbanos da RMN, ilustrando os benefícios que o município de Parnamirim terá após a implantação do novo sistema de VLT. A expansão do sistema sobre trilhos permitirá a criação de um anel ferroviário, ligando os municípios de Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José do Mipibú e Nísia Floresta - após a execução das 4 etapas previstas no anteprojeto elaborado pela equipe técnica da CBTU.

João Maria aproveitou a presença da Deputada Federal Fátima Bezerra na audiência para solicitar que a mesma realize gestão política junto aos Ministérios do Planejamento e das Cidades, para a liberação dos recursos destinados no PAC Mobilidade, a fim de que o projeto seja licitado através DSC09236do Regime Diferenciado de Contratações – RDC, na modalidade integrada, o que permitirá a elaboração do projeto e sua execução de forma simultânea, dando maior agilidade a conclusão das obras.

A câmara dos vereadores, representada pelo Ver. Giovani Rodrigues Júnior, propositor da audiência, elogiou o projeto apresentado e se prontificou em angariar apoio, bem como solicitar à Companhia a imediata expansão do sistema até os bairros de Cajupiranga e Boa Esperança, que detém grande adensamento populacional e estão em franca expansão naquele município.

A audiência em Parnamirim, foi fruto do encaminhado gerado pela sessão que ocorreu na Assembleia Legislativa do RN, na última segunda, 07, onde ficou deliberado que a discussão acerca da modernização e expansão do sistema ferroviário se estenderá aos demais municípios envolvidos, através de sessões nas câmaras de vereadores, para que a implantação do VLT possa ocorrer com o máximo de consonância às necessidades da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário