A história de um Caio Apache Vip I – Ex Itamacará, Trampolim, Barros e Litorânea

Por Josenilson RodriguesBusão de Natal



O ano era 2021, quando o amigo Cleihilton Morelli me enviava fotos de um Caio Induscar Apache Vip I montado sobre o chassi Volksbus 17.210 CO em Nova Parnamirim.

Foto de:Johnmo Moreno | Mural no site Ônibus Brasil

Sua história começa na empresa pernambucana Transportes Itamaracá. Chegou zerinho na frota no ano de 2005 circulando por lá até o ano de 2009 pra 2010, onde veio para o Rio Grande do Norte circular na frota da Trampolim da Vitória.



Na Itamaracá seu prefixo era o 499, enquanto na Trampolim ganhou o prefixo 520 e ficou na empresa até o ano de 2014 quando ele foi remanejado para as operações de São José de Mipibu, onde a Trampolim tinha arrendado a linha da empresa Barros.



Nessa operação ele ganhou o prefixo 564 e após a criação da empresa Litorânea Transportes em 2016, ele foi remanejado para lá perdendo a marca da Barros e mantendo seu prefixo.


Ele circulou na empresa até o ano de 2019 onde foi desativado. Atualmente, em pleno ano de 2025 não tem fotos ou informações atualizadas desse icônico veículo. Contudo, seu emplacamento ainda permanece no município de Parnamirim / RN.