14/04/2024

INBRASP segue transformando vidas por meio de doação à Botuccam

Há 15 anos, a Inbrasp apoia a entidade contra o Câncer de Mama, com a doação de material utilizado para a produção de próteses destinadas às mulheres de Botucatu e região.

Por Monica Quemel - Caio Induscar

Desde 2009, a Botuccam - Botucatu contra o Câncer de Mama conta com o apoio da Inbrasp – Indústria Brasileira de Plástico, que faz parte do Grupo Caio, para a confecção de sutiãs adaptados às mulheres que passaram pela mastectomia, remoção das mamas, devido à doença.



Esta semana, dia 08 de abril, marcou o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do mundo se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar apoio aos pacientes que lutam contra a doença.

Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o segundo mais comum no Brasil e atinge, em sua maioria, as mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2023 foram registrados mais de 73 mil casos novos da doença.

Acometidas pelo câncer de mama, as mulheres iniciam uma trajetória desafiadora. Questões emocionais, ligadas também à autoestima e aceitação começam a aparecer e, com o tratamento da mastectomia, os sutiãs adaptados tornam-se uma opção de vestuário.

Por isso, entidades como a Botuccam, por meio da doação de material da Inbrasp, confecciona sutiãs para as mulheres de Botucatu e região, que passam pela doença e são submetidas à retirada das mamas.

A Inbrasp doou à Botuccam, desde 2009, quase 1 tonelada do Polietileno de Alta Densidade (PEAD), um material virgem, atóxico e leve, com características ideais para a confecção de próteses, que são inseridas em sutiãs e doadas para mulheres com câncer.

No mês de março, a empresa contribuiu com 100 kg do material, porção capaz de produzir em torno de 650 próteses. “Participar dessa corrente positiva, que busca recuperar a autoestima e contribuir para qualidade de vida de tantas mulheres, é muito gratificante para a empresa”, afirma Amaury Bornal, gerente industrial da Inbrasp.

Segundo a assistente social da instituição, Alessandra Trindade, os sutiãs são preenchidos com próteses removíveis, revestidas por PEAD, de tamanho e peso correspondentes ao caso de cada mulher.

“As doações realizadas pela Inbrasp são fundamentais, pois o câncer de mama afeta símbolos marcantes para as mulheres (cabelo e mama). Então, com o material doado, conseguimos produzir mensalmente, em média, de 40 a 50 próteses para a Botuccam e 100 próteses para o estoque do Hospital das Clínicas da Unesp, que distribui para Botucatu e cidades da região”, ressalta a assistente social.

Alessandra complementa que, além da equipe de voluntárias na produção das próteses, a Botuccam inaugurou recentemente um grupo de artesanato que se reúne todas as quartas-feiras, na sede da entidade.

Esta iniciativa tem como objetivo acolher e prestar apoio social às mulheres acometidas pelo câncer de mama, além de possibilitar uma troca de vivências e experiências entre as integrantes do grupo.

Sobre a Botuccam


A Botuccam é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve, na cidade de Botucatu e região, várias ações para diminuir a mortalidade de mulheres portadoras de câncer de mama e melhoria da qualidade de vida daquelas que sofreram mastectomia parcial ou total.

A entidade tem como objetivo realizar a prevenção e o tratamento do câncer de mama, apoiar e orientar as portadoras da doença mediante os problemas psicossociais e garantir seus direitos constitucionais.

Sobre a Inbrasp




A Inbrasp é uma unidade industrial que há mais de 15 anos atua na transformação de plásticos de engenharia para a fabricação de peças destinadas ao setor automobilístico, agroindustrial, máquinas de movimentação de terra e de encarroçamento de ônibus.

A produção utiliza os processos de manufatura de alta tecnologia, com equipamentos de última geração para Extrusão de Chapas, Termoformagem a Vácuo Vaccum Forming Injeção Termoplástica, Injeção RIM DCPD, Pintura e Colagem por Adesivos.

A empresa conta com aproximadamente 685 colaboradores distribuídos em suas 3 unidades fabris: Matriz Botucatu, localizada próxima as outras empresas do Grupo Caio; Filial Botucatu, sediada no Distrito Industrial e Filial Betim, em Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário