07/04/2024

Imagem antiga da linha 07 no início de suas operações à Ponta Negra



Por Josenilson Rodrigues Busão de Natal
Colaboração Luis Carlos


O amigo e busólogo Luis Carlos nos compartilhou uma foto incrível do acervo de sua amiga que já foi funcionária da extinta empresa Transportes Pirangy.

Percebam que no letreiro do ônibus a linha 07 fazia o itinerário Alvorada IV / Aliança / Campus Via Av. Bernardo Vieira e no para-brisa tem o adesivo VIA PONTA NEGRA.

Antigamente, os ônibus se limitavam até o Campus ou até o Mirassol. Mas a Pirangy com algumas linhas que iam só até o Campus Universitário da UFRN teve o itinerário estendido à Ponta Negra que começava a se movimentar e clamava por transporte.

Assim nasceu a 07 Alvorada IV / Ponta Negra Via Av. Bernardo Vieira que vigorou até o ano de 2010, onde a 07 teve seu itinerário encurtado até o Mirassol devido a implantação do sistema de Integração Temporal (Passe Livre), onde usuários tinham que se integrar com outras linhas que vão à Ponta Negra.

Não sabemos informar o ano exato da foto, mais veja como o bairro do Alvorada IV ainda se encontrava sem pavimentação, sem falar naquele ônibus mais antigo cuja a placa ainda era com Duas letras.

3 comentários:

  1. A nova leu de trânsito então naquela época entrou em vigor por volta do ano de 1995 por aí, esses veículos começaram a trocar a placa em meados de 97 em diante, creio que a época deva ser por entre 97 a 99.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa é certa, em 1998 segundo a página Natal de Ontem do amigo Thiago Morais, ele ressaltou em um comentário no Facebook que a foto pode ter sido feita nesse ano, pois foi nesse ano que a Pirangy passou a rodar em Ponta Negra junto com a Transflor.

      Excluir
  2. Uma coisa que eu gostava antigamente é que nos destinos dos ônibus as empresas punham mais detalhes dos bairros ou conjuntos que as linhas trafegavam, como aí na foto Aliança, hoje embora às linhas ainda passem por esses conjuntos já não ficam mais nos destinos dessas linhas..: aí dava uma certa impressão até que a cidade tinha mais bairros .

    ResponderExcluir