30/12/2023

Transportes Guanabara 95098

Por Josenilson Rodrigues Busão de Natal
Com resgate de André Junior (Bebeu Potiguar)

O amigo André Junior compartilhou com o site Busão de Natal a foto de um momento de ouro na história da empresa Transportes Guanabara.



Na foto o motorista que era mais conhecido como boyzinho registrava seu dia de trabalho, ao fundo no chão de barro do extinto terminal Pajuçara um dos clássicos modelos de ônibus que fez época nos anos 90, o Caio Vitória montado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1620.

A foto é do tempo em que os veículos usavam Duas letras em suas placas e sem falar no itinerário da linha 60, que atualmente faz o percurso Pajuçara / Mirassol, mas nos primórdios ele retornava do Campus Universitário.

Na foto o ônibus encontra-se zerinho, olha aqueles detalhes nos pneus, os triângulos onde muitos achavam que era uma demarcação para a empresa saber se o motorista tinha raspado o pneu no meio fio, mas na verdade isso era puro marketing. Hoje eles não existes, mas se o motorista raspar o pneus ao meio fio ela tem conhecimento por causa do cal do meio fio.

Outro detalhe interessante era a configuração interna, o lugar do cobrador que ficava quase que no meio do ônibus, na época os ônibus de Natal migravam de cultura, onde o embarque pela a porta traseira foi transferido para a porta dianteira e os bancos extras entre o motorista e o cobrador era reservado para as gratuidades, até que as pessoas com esse benefício passaram a embarcar por trás e os cobradores ficaram mais próximos do motorista.

Obrigado André vulgo Bebeu Potiguar, por compartilhar conosco tamanho registro, é gratificante viajar ao passado.

5 comentários:

  1. Época em que o povo andava pendurado nas portas e com o tempo o povo cansado do sofrimento do transporte de Natal acabou comprando seus próprios automoveis e com isso a redução brutal de demanda com o passar dos anos e atualmente o serviço continua caro e sem qualidade, a consequência é a mudança de mercado para o transporte de aplicativo.

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras para descrever tamanho sentimento de saudades dessa época, morava no Pajuçara e sempre via um Bandeirantes desatolando os ônibus no conjunto, principalmente nos períodos chuvosos e mesmo assim chegava ônibus novos e bons para atender o conjunto.

    ResponderExcluir
  3. Grande motorista, conhecido como “Boyzinho”, mto gente boa 👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
  4. Esse dai era da minha época

    ResponderExcluir
  5. Saudades daqueles tempos meu amigo é colega dê trabalho forte abraço do cobrador 6556 Jorge monteiro

    ResponderExcluir