03/03/2023

É da Scania o ônibus movido a gás no transporte metropolitano de Curitiba

m parceria com a Compagas, Scania inicia demonstração com o ônibus movido a GNV no transporte urbano da cidade de Curitiba. O foco da iniciativa está na mobilidade urbana e na contribuição direta com o meio ambiente, com redução nas emissões de poluentes.



Engana-se quem pensa que somente o transporte de cargas está sendo impactado quando se fala na sustentabilidade do setor de transportes. Para a Scania, essa transformação acontece também quando o assunto é mobilidade urbana. Tanto que a partir de agora um ônibus da marca 100% movido a gás natural veicular (GNV) passa a integrar o transporte coletivo urbano da região metropolitana de Curitiba.

Essa é a primeira vez que o ônibus a gás é testado em uma linha metropolitana. Durante a demonstração, que terá duração de 30 dias, o veículo fará parte da frota da Viação São José. O modelo escolhido é um Scania K 280 com 13,2 metros de comprimento, do tipo padron e com capacidade para 86 passageiros. O itinerário escolhido foi a linha São José / Guadalupe e o ônibus percorrerá, diariamente, um trajeto de mais de 280 km entre São José dos Pinhais e Curitiba.

“Temos um pacote completo alternativo ao diesel composto por excelente produto, serviços, eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes para uma moderna e rentável gestão da operação. Tudo em uma perfeita união de mobilidade sustentável com economia operacional. Para o usuário do ônibus haverá ainda grande diferença na poluição auditiva, pois o veículo a gás é muito mais silencioso do que o similar a diesel”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

“Ter a oportunidade de realizar a demonstração do ônibus urbano a gás em uma linha metropolitana é um grande privilégio para reforçar que esta solução, além de sustentável, é extremamente viável”, completa Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa, a Casa Scania que atende a região.

A expectativa é de que após esse período o ônibus circule por mais 30 dias pela capital paranaense em uma linha municipal, em ação conjunta com a Prefeitura de Curitiba.O veículo também ficará exposto no Smart City Expo World Congress, o maior evento de cidades inteligentes do Brasil, que acontece em Curitiba entre os dias 22 e 24 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O intuito é apresentar para a sociedade esse novo conceito em mobilidade urbana sustentável.

Trabalho em parceria


A demonstração do ônibus faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável por meio do uso do gás natural, realizado pela Compagas (Companhia Paranaense de Gás) em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e com o Governo do Estado, e em parceria com a Scania.



“Várias cidades no mundo já têm praticamente 80% da sua frota movida a gás natural. Esse é o primeiro ônibus que nós teremos no Paraná para experimentar a eficiência, o custo operacional comparado a um ônibus movido a óleo diesel, além da questão ambiental, que é uma preocupação que nós temos a cada dia. É uma inovação que o Governo do Estado traz para o Paraná”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior durante o lançamento do projeto, no final de fevereiro, no PalácioIguaçu, sede dogovernolocal.“Com os testes sendo aprovados, queremos ajudar os municípios a ampliar a sua frota movida a gás natural, para que o custo operacional fique mais baixo, já que o diesel no dia a dia acaba sendo caro para o transporte público”, acrescentou.

Para o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr, o projeto coloca o Paraná em um movimento de destaque em sustentabilidade e mobilidade urbana. “O gás natural é reconhecido como uma energia mais limpa e colabora diretamente para a transição energética com melhor competitividade. Já os veículos de transporte coletivo a gás são uma realidade nas principais cidades do mundo e nós precisamos aplicar essa tecnologia em nosso Estado, realizando a substituição de ônibus por modelos capazes de contribuir com o meio ambiente, a saúde da população e com a economia”, diz.

O diretor-presidente da AMEP, Gilson Santos, destaca ainda que adotar veículos movidos a gás natural pode ter um impacto econômico significativo para os estados e municípios, o que refletiria diretamente no custo para o usuário. “A ideia de fazer a experiência com esse ônibus a gás vem ao encontro de buscar novas tecnologias, um custo que seja mais acessível para o gestor, o Estado e para o usuário que paga tarifa”, afirma Gilson.

Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. Além de permitir uma diminuição significativa de CO2 emitido na atmosfera – índice que pode chegar a até 20% a menos em relação ao diesel -, o uso do gás natural proporciona a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) em quase 90% e de material particulado chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada por esses poluentes.

Fonte: Scania

Nenhum comentário:

Postar um comentário