20/03/2023

CNPE aprova resolução que restabelece o aumento para 12% da mistura de biodiesel ao diesel



Segundo o governo, medida visa incentiva a geração de empregos e reforça a estratégia nacional de transição energética

Por Josenilson RodriguesBusão de Natal
Com informações da Secretária de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis


O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, na última sexta-feira (17/03), a resolução que aprovou o aumento para 12% da mistura de biodiesel ao diesel vendido no Brasil, a partir de abril deste ano.

Revista AdNormas

Para a indústria automotiva, o aumento do biodiesel ao diesel não é visto com bons olhos, no site da FETRONOR uma nota publicada no dia 09/03/2023 destaca que o mercado tem sofrido consequências com as avaliações de padrão de qualidade: perda da eficiência de motores, aumento do consumo de diesel e, consequentemente, mais poluição.

Você pode ler na integra toda a nota da FETRONOR clicando aqui.

Sobre o Biodiesel


O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Estimulados por um catalisador, eles reagem quimicamente com álcool. Existem diferentes espécies de oleaginosas no Brasil que podem ser usadas para produzir o biodiesel.

Entre elas estão a mamona, dendê, canola, girassol, amendoim, soja e algodão. Matérias-primas de origem animal, como o sebo bovino e gordura suína, também podem ser utilizadas na fabricação do biodiesel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário