01/02/2023

Reunião pode definir hoje aumento de tarifa do transporte intermunicipal

Por UNIBUS RN

Ocorrerá na tarde desta quarta-feira, 1º, mais uma reunião entre representantes de empresas de ônibus e o Governo do Estado para se chegar a um denominador comum sobre a situação da tarifa do transporte intermunicipal de passageiros. As empresas pleiteiam um aumento de tarifa que pode chegar a até 35%. Os atuais valores estão em vigor desde 2018.



Desde dezembro do ano passado, há debates sobre o tema envolvendo empresas e poder público. Na semana passada, houve um primeiro encontro, onde estiveram presentes representantes da FETRONOR (Federação que representa empresas de ônibus nordestinas, incluindo potiguares), do Executivo estadual, permissionários do transporte opcional e do Ministério Público. Trabalhadores das empresas de ônibus e representantes da Secretaria Estadual de Tributação também estiveram representados na reunião.

Naquele encontro, ficou acordado que a proposta de reajuste seria levada para a governadora Fátima Bezerra (PT), que dará a palavra final sobre o realinhamento tarifário. Com isso, um novo encontro foi marcado para esta quarta-feira, a partir das 13h, onde os presentes saberão qual é o posicionamento da comandante do Centro Administrativo e farão novos debates sobre o assunto.



De acordo com o presidente da FETRONOR, Eudo Laranjeiras, a defasagem no valor da tarifa é de aproximadamente 52% desde que ocorreu o último reajuste da tarifa do transporte rodoviário, em 2018. Entretanto, a proposta que está na mesa de Fátima Bezerra contempla um reajuste de até 35% no preço da passagem.

Para chegar ao pedido de reajuste de 35%, os empresários consideraram a redução de impostos para o setor, tema já sinalizado pelo Executivo estadual. Há a expectativa de que o governo manterá a isenção do ICMS sobre o óleo diesel para as empresas – em vigor até 31 de março –, além de zerar outras tributações da área.

Fonte: UNIBUS RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário