22/03/2022

Quatro linhas de ônibus deixam de circular em Natal após empresas devolverem operação à STTU



Essas linhas se somam a outras 24 que deixaram de operar desde o início da pandemia na capital. Empresas haviam ameaçado redução de frota e retirada de linhas após aumento do diesel.

Por Julianne Barreto e Leonardo Erys - Inter TV Cabugi e G1 RN 

Quatro linhas de ônibus deixaram de circular em Natal nesta segunda-feira (21). De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), as linhas foram devolvidas pelas empresas concessionárias do transporte público.

As linhas em questão são os números: 68 (Alvorada - Parque das Dunas), 33B (Planalto - Lagoa Seca), 76 (Felipe Camarão - Parque das Dunas) e 593 (Circular Residencial Redinha).

A STTU informou que foi comunicada pelas empresas sobre a devolução das linhas, mas que tenta reverter a situação.

Desde o anúncio do aumento do diesel, as empresas ameaçaram reduzir a frota e até devolver a operação de linhas à prefeitura por alegarem não conseguir lidar com o custo do combustível atualmente.

Entre as alternativas sugeridas pelos empresários para que isso não acontecesse, estava o Poder Público subsidiar parte da operação ou aumentar a tarifa da passagem.

Além dessas quatro, desde o início da pandemia, em março de 2020, outras 24 linhas de ônibus foram devolvidas pelas empresas ao Município, segundo a STTU.

Os ônibus também seguem circulando na cidade com menos do que os 100% da frota, o que descumpre uma decisão judicial de março do ano passado, que obrigou as empresas a colocarem nas ruas toda a frota.

A STTU informou que nesse período emitiu 107 mil notificações às empresas de ônibus por conta do descumprimento da decisão judicial.

Recentemente, a prefeitura de Natal adiou mais uma vez a licitação do transporte público para recalcular a tarifa diante do aumento do diesel. O Poder Executivo não estipulou uma nova data prevista.

O reajuste tarifário, segundo explicou a secretária da STTU, Daliana Bandeira, será inevitável diante do aumento do diesel, mas só ocorrerá após a apresentação da licitação, com o fechamento de contrato com as empresas ganhadoras.

Parada vira santuário de adoração


Os moradores da região do Residencial Redinha, na Zona Norte de Natal, foram informados pelos motoristas na sexta-feira (18) que a linha 593 iria deixar de circular.

Moradores transformaram trecho em um santuário de adoração — Foto: Tom Guedes/Inter TV Cabugi

Cientes disso, eles decidiram transformar a parada do ônibus do bairro em um santuário de adoração, justificando que ele no momento não tem mais serventia nenhuma para uso do transporte público.

A linha existia há 18 anos e passava ainda em localidades como o Alto da Torre, Jardim das Flores e Conjunto do Garis, sendo praticamente a única opção nos loteamentos. Na pandemia, a linha foi reduzida e passava somente até 19h e já não circulava aos domingos.

Os moradores do Residencial Redinha agora vão ter que caminhar cerca de 1 km para conseguirem pegar um ônibus.

Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário