STTU adia licitação do transporte público de Natal para 2022

Pasta havia prometido lançar o edital até o fim deste ano e justificou que não conseguiu analisar as mais de 1,8 mil contribuições feitas em reuniões nas comunidades. Adiamento foi lamentado por vereadores.

Por Inter TV Cabugi

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informou que a licitação do transporte público de Natal vai ser adiada para o primeiro trimestre de 2022. A pasta havia prometido que lançaria o edital neste ano, o que não vai ser cumprido.



A nova licitação, que se arrasta há anos, é vista como necessária para resolver problemas das linhas de transporte, da superlotação e do sucateamento das frotas na capital.

A STTU justificou o adiamento dizendo que não conseguiu analisar as mais de 1.800 contribuições da população feitas durante 17 reuniões presenciais nos bairros para o redesenho das linhas (entenda mais abaixo).

O adiamento foi lamentado na Câmara Municipal de Natal, inclusive entre os aliados do prefeito Álvaro Dias (PSDB).

"Pra mim vai ser a maior decepção se o governo Álvaro Dias terminar sem que tenha realizado a licitação do transporte. Esse é um problema que está se arrastando há décadas. E é preciso que um gestor, de forma arrojada, chame para si e resolva. A nossa população não pode mais andar em ônibus sucateados, com rotas deficitárias, com má estrutura, sendo humilhada. Isso não dá pra acontecer", disse a vereadora Nina Souza (PDT).

"Sem licitação não dá. É um grande absurdo. É muito frustrante realmente. É um péssimo sinal pro que é a resolução de um problema tão grave", lamentou também a vereadora Divaneide Basílio (PT).

O presidente da Comissão de Transportes da Câmara, Milklei Leite (PV), disse que a licitação precisa ser tratada como prioridade. "Tem que ter a prioridade, só assim a gente vai conseguir resolver esse problema. Tira linha e bota linha e a população vai ficando a mercê".

Fonte: G1 RN

Nenhum comentário