03/12/2021

Reunidas Transportes com carroceria inédita em operação

Por Josenilson RodriguesBusão de Natal

“Sobrevivi para ver um Comil na frota da Reunidas”, é assim que começo essa matéria histórica. Iniciou ontem (02/12) Dois “novos” ônibus na frota da empresa Reunidas Transportes Urbanos.



Os veículos são da carroceria Comil, os primeiros na história da empresa e iniciaram operação um com prefixo 08049 na linha N-73 e o outro de prefixo 08050 na linha N-35.

Modelo Svelto versão 2012, os ônibus tem ano de fabricação 2013/2014 e foram comprados 0km pela a Viação Pioneira de Brasília, Distrito Federal.
Foto de José Augusto | Site Ônibus Brasil


Antes de chegar à Natal, eles ainda rodaram na frota urbana de João Pessoa / PB pela a Reunidas Transportes e em pouco tempo fizeram parte da frota de fretamento do grupo rodando na empresa TransNacional Fretamento.

Breve Histórico


A Reunidas Transportes Urbanos tem um histórico notável em sua preferência pela a carroceria Marcopolo, entretanto, desde seu surgimento após falência da empresa Transportes Pirangy, houve uma compra conjunta ao SETURN de um veículo Neobus, modelo Thunder + montado sobre o chassi Mercedes-Benz LO-914, para o projeto Transporte Cidadão, isso foi no ano de 2002.

Em 2003 a Reunidas comprou Dois veículos 0km da carroceria Caio modelo Apache Vip I na configuração trucado. E desde então não houve compra de veículo 0Km de outra carroceria que não seja Marcopolo.

Depois de muitos anos, em 2011 a Reunidas coloca em circulação um ônibus de carroceria Caio Induscar modelo Apache Vip II, bem diferente de qualquer outro. Desde então, somente agora, depois de 10 anos que a empresa volta a colocar ônibus cuja a carroceria não seja Marcopolo.

Pintura dos veículos e suas duvidas


Além da carroceria chamar muito atenção justamente por não ser Marcopolo, um detalhe vem confundindo até os usuários, a pintura do veículo apesar de ser ainda mais simples vem mesclado com a pintura da Santa Maria.



Na parte frontal, a grande está com a logo da empresa Auto Ônibus Santa Maria Transportes e Turismo que também é a mesma logo da TransNacional.

Alguns busólogos e até funcionários da empresa já criaram algumas teorias com relação ao futuro das empresas do grupo. Outro detalhe fora do comum na atuação do Grupo A. Cândido em Natal é o padrão do prefixo que vem com Cinco dígitos.

Reunidas amplia frota de veículos menos poluentes


Os Dois novos ônibus que entraram em operação são os mais modernos do setor de transporte de passageiros urbanos no Brasil. A tecnologia da Mercedes-Benz chamado de BlueTec5 operam com um diesel mais limpo (S10) fazendo uso com um aditivo chamado Arla 32, que permite otimizar a combustão no motor e tratar os gases nocivos ao meio ambiente antes de serem emitidos.



Os ônibus vêm na configuração de Três portas, sendo a porta central de uso exclusivo a pessoa com mobilidade reduzida. Os veículos são equipados com elevador para cadeirante, cuja a sua operação é muito mais rápido e mais seguro, bem como um espaço reservado para pessoas que necessitam de cadeira de rodas ou com cão guia e assento especial para: obesos, idosos e gestantes.



O destino frontal é em LED Âmbar para maior visibilidade na identificação da linha, bem como a iluminação interna e externa também são em LED, essas lâmpadas iluminam muito mais e consomem menos energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário