20/09/2021

Prefeitura vai reformular o sistema de transporte de passageiros em Natal

Mudanças estão previstos para serem iniciados no mês de Novembro do ano vigente.

Por Josenilson Rodrigues Busão de Natal

O assunto na cidade não é outro, usuários e busólogos estão ansiosos para saber como será essa reformulação no sistema de transporte de passageiros urbano por ônibus onde na pandemia uma prévia dessa reformulação foi feita e entre acertos e erros, os erros foram com maior ênfase.



A reformulação visa reduzir o KM das linhas para gerar mais frequências e com isso diminuir o tempo de espera, os passageiros dos bairros serão transportados para pontos de integração seja elas terminais estruturais ou avenidas onde as linhas troncais fazem atendimento.

É esperado novas linhas de ônibus, novas nomenclaturas e encurtamento de itinerário das linhas atuais. Porém, nada ainda foi divulgado de forma oficial. A prefeitura por meio da Secretária de Mobilidade Urbana (STTU) irá nos próximos dias para os bairros apresentar as mudanças aos usuários.

O secretário da pasta o Sr. Paulo Cesar Medeiros ressalta a importância desse redesenho para não deixar o sistema engessado, pois sistema somente sofreu ajustes ou ‘puxadinhos’ para minimizar os transtornos que um sistema velho trás. Na proposta do redesenho da rede está presente linhas: Estruturais, Bairros, Regionais, Diretas e Corujões. As linhas Estruturais ligarão as regiões aos centros comerciais; As linhas de Bairros devem circular nos bairros levando os passageiros aos terminais estruturais; As linhas Diretas vai ligar os bairros aos centros comerciais e as linhas Corujões ligará os centros comerciais aos bairros na madrugada, algo parecido com o que era feito antes da pandemia, porém, a proposta traz mais abrangência de bairros.



A forma de integração é crucial para a melhor eficiência desse novo modal de transporte. Com isso serão criados terminais de integração. Confira abaixo as propostas desses terminais por zona:

Zona Norte
Terminal Estrutural do Parque das Dunas
Terminal Estrutural do Soledade
Terminal Estrutural do Parque dos Coqueiros
Estação de Integração de Santa Catarina

Zona Oeste
Terminal Estrutural de Cidade da Esperança

Zona Sul
Terminal Estrutural de Cidade Satélite
Terminal Estrutural de Mirassol

As mudanças vão acontecer antes do lançamento do edital para a licitação do serviço de transporte de passageiros de Natal. A ideia é mostrar na pratica a eficácia do transporte na tentativa de atrair interessados para o certame licitatório.

População vivencia trauma das últimas alterações operacionais


Foi na pandemia que a previa dessas alterações foi realizado. Linhas como: 02, 07A, 13, 21, 25, 26, 27A, 30, 36, 44, 64A-43 e vários outros tiveram seus itinerários encurtados e outros viraram linhas circular.

A linha 26 que virou N-26 retornava do Midway, voltou esse ano com o itinerário normal até Ponta Negra, visto que a linha não tinha demanda e os prejuízos operacionais era maior que o arrecado. O mesmo aconteceu com as linhas 21 e 83, porém, pressão popular. Dias atrás a linha O-24 iria sofrer alteração de itinerário, mas devido a pressão popular o projeto não saiu do papel.

As linhas 02 que virou N-02 e 64A-43 que virou N-43 ambas até o Midway tiveram itinerário encurtado, porém, foram bem sucedidas.

Porém, as linhas: 13 e 25 que virou N-25, linha 27A que virou 527, linha 36 que virou 536, linha 44 que virou 544, linha 66 que virou 566 e a linha 81 que virou a linha 581 não tiveram a mesma sorte.

Sem demanda esperada boa parte dessas linhas nem rodam mais. De todas as linhas citadas no paragrafo acima, somente a N-25 ainda roda.

Isso é só um resumo das alterações feitas na pandemia, porque foram várias e por causa dessas alterações muitos usuários estão prejudicados até hoje sem o transporte. E vê um projeto dessa magnitude da prefeitura idealizado por técnicos da prefeitura não gera a mínima confiança.

A migração para outros moldais de transporte foi feito em massa, quem não tem condições, andam de 1 a 2 km para conseguir embarcar em ônibus que normalmente vem lotado. Exemplo clássico é os moradores do Parque Flores e Vila Verde, grandes prejudicados pela a ausência da linha 81, eles andam bastante para embarca em um ônibus da linha N-15 no Pajuçara ou vão para a Moema Tinoco para tentar embarca em um ônibus da linha N-84, mas normalmente os ônibus dessa linha já passam lotados devido o mesmo fazer atendimento a vários outros bairros e conjuntos.



Até o último Sábado (18/09) os moradores dessas regiões tinham como opções as linhas: 581 e 592, porém, quando passava um ônibus da linha 581 com menos de 10 minutos passava um da linha 592 e depois disso, o bairro ficava Uma hora e Dez minutos sem ônibus até que os Dois pudessem passar novamente.

A falta de planejamento para a operação dessa linha enfatizou sem piedade para que os usuários não usassem o serviço. Os ônibus rodavam com baixa demanda, sendo a menos atrativa a linha 581 que saia do Terminal do Gramoré, fazia o Vila Verde e Pajuçara e seguia pela a Av. Itapetinga até o Nordestão do Santa Catarina.



Se a ideia era desfazer a sobreposição de itinerários, a linha 581 fez o inverso, havendo concorrência com linhas da própria empresa operadora. Hoje essas linhas não estão mais em operação, até a linha 593 que fazia o atendimento Residencial Redinha / Panatis também deixou de operar e com certeza o motivo é a falta de demanda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário