26/06/2021

A história do único Neobus na frota da Reunidas Transportes Urbanos

Por Josenilson Rodrigues – Busão de Natal

Vasculhando meu pequeno acervo de fotos e resgates de imagens achei o lendário Neobus que rodou na frota da Reunidas Transportes Urbanos.

O ano era 2002, quando o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos – SETURN, comprou Duas unidades de micro-ônibus e criou o Transporte Cidadão. Esses micro-ônibus eram adaptados para passageiros com locomoção reduzida e realizam itinerários exclusivos nas linhas: 90 e 91. Pouco tempo depois, esses micro-ônibus foram remanejados a linhas convencionais e houve uma ampliação do serviço. Nessa época empresas como: Guanabara, Reunidas, Conceição e Santa Maria tinham um veículo dessa configuração para melhor atender as suas necessidades operacionais.

Os veículos de carroceria Neobus, modelo Thunder + montado sobre o chassi Mercedes-Benz LO-914 vieram com uma pintura diferenciada dando alusão ao projeto Transporte Cidadão.

E hoje vamos falar do veículo 0893, rodou na linha 68 que na época fazia o itinerário Alvorada IV / Ribeira / Petrópolis – Via Tirol.

Na época que passou a rodar na linha 68, o mesmo tinha o layout do projeto Transporte Cidadão e seu primeiro prefixo era o 507. Ao receber o layout da Reunidas passou a ter o prefixo 0893.



O veículo foi desativado em meados de 2007. Em 2013 o busólogo Eduardo Silveira compartilhou em seu mural no site Ônibus Brasil uma foto dele rodando na IRT Transportes no munícipio de Palmares em Pernambuco.

O mesmo se encontra sem elevador para pessoas com locomoção reduzida e uma foto ainda mais recente dele com novo padrão visual da IRT Transportes publicado pelo o busólogo Luiz Fellipe em seu mural no site Ônibus Brasil, mostra o lado da porta, onde percebe-se que ele não tem mais o elevador.



Atualmente o ônibus que circula na empresa Reunidas com o número 0893 é um Marcopolo Torino GVU montado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1722 6x2.



Nenhum comentário:

Postar um comentário