22/04/2021

Estudos apontam que o transporte coletivo não é vetor relevante de contágio inclusive na 2ª onda da Covid-19

Desde o início da pandemia em 2020, vários estudos realizados na França, Reino Unido e Japão vinham apontando que o transporte coletivo, quando operado com protocolos de segurança, não apresentava altos riscos de transmissão da Covid-19.

Em um recente estudo (março/2021) realizado pelo Imperial College London, os pesquisadores relataram que não encontraram vestígios de coronavírus na rede de transporte de Londres desde o início da repetição dos testes em outubro do ano passado.

A Press Association informou que têm coletado sistematicamente amostras do ar e da superfície em viagens de metrô e ônibus, as amostras são retiradas dos saguões das estações e de áreas frequentemente tocadas, como escadas rolantes e máquinas de bilhetes, e que todos os testes foram negativos para todas as variantes.

O Dr. David Green, pesquisador sênior da Imperial, disse que as descobertas são "tranquilizadoras para os passageiros" e acrescentou que os testes em andamento serão úteis quando as restrições forem amenizadas.

Sarah Hutton / https://highways-news.com/no-covid-on-londons-tubes-and-buses/

Outro recente demonstrativo (15/03/21) realizado no Estado de Goiás e elaborado pelo Eng. Civil Benjamin Kennedy M. Costa - Diretor Técnico da CMTC - COMPANHIA METROPOLITANA DE TRANSPORTES COLETIVOS, compilou dados de 54 cidades.

A comparação de dados extraídos da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (https://extranet.saude.go.gov.br/pentaho/api/repos/:coronavirus:paineis:painel.wcdf/generatedContent) demonstra que cidades sem atendimento por Transporte Coletivo apresentam percentuais de “casos” e “óbitos” por Covid 19, semelhantes ou até superiores aos municípios com Transporte Coletivo.

Portanto, se o transporte coletivo fosse um vetor importante de contágio, como a mídia equivocadamente tem informado, era de se esperar que as cidades do Estado de Goiás que têm transporte coletivo apresentassem índices superiores aos das cidades sem atendimento por transporte coletivo, ou mesmo das cidades com baixa capilaridade de atendimento por transporte coletivo.

No entanto, o que se constatou foi que:

Cidades sem transporte coletivo apresentaram 7,02% na média de casos/população;
Cidades com transporte coletivo apresentaram 6,54% na média de casos/população (índice menor do que das cidades sem transporte coletivo).

Quando analisado a média de óbitos/população, o índice de 0,13% é o mesmo encontrado tanto nas cidades com transporte público, como nas cidades sem transporte coletivo.

Outro ponto importante do demonstrativo foi que as cidades mais populosas do Estado de Goiás, como Goiânia e Aparecida de Goiânia, palco de constantes matérias sobre ônibus e terminais lotados nos horários de pico, apresentam índices de contágio inferiores do que em cidades pequenas e sem transporte coletivo, como Inhumas e Palmeiras de Goiás, por exemplo.

Portanto, à luz dos estudo realizados até o momento, não se pode afirmar que há relação entre o transporte coletivo e o aumento de casos de transmissão e/ou óbitos por Covid -19, ou que o mesmo seja um importante vetor de transmissão, tanto na 1ª onda em 2020, como durante a 2ª onda em 2021.

O que vem a ratificar o Manifesto da FETPESP – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo, quando diz que são “infundadas as notícias de que os transportes coletivos apresentam altos riscos de transmissão do vírus, considerando que as empresas vêm seguindo todos os protocolos sanitários e investindo em modernas tecnologias na desinfecção da parte interna dos veículos”.

O que também ratifica o Presidente da UITP - União Internacional de Transportes Públicos, Peres Calvet:

“Estudos mostram que o transporte público é seguro, desde que as regras sanitárias sejam seguidas. Precisamos reconquistar a confiança do passageiro paulatinamente, mas é necessário que a mídia e os governantes parem de passar informações duvidosas para a população. É importante uma estratégia de comunicação global”.

Artigo - Roberto Sganzerla

Especialista em Marketing de Transportes e Mobilidade Urbana
Mestrado em Liderança pela Andrews University - Berrien Springs, MI – USA
MBA em Gestão de Negócios e Liderança

Fonte: FETRONOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário