30/03/2021

Volvo e Marcopolo embarcam ônibus para novo sistema de transporte de passageiros na Guatemala

São 30 veículos para a operação entre Santa Catarina Pinula e a Cidade da Guatemala. Novo corredor reduzirá o tempo de deslocamento entre as duas cidades, com mais conforto e segurança para os passageiros.

Por Marco Greiffo - Comunicação Corporativa - Grupo Volvo América Latina

Para melhorar a mobilidade urbana e trazer mais qualidade de vida a seus habitantes, cidades da Guatemala vêm adquirindo mais ônibus Volvo. É o segundo grande negócio da marca naquele o país em menos de um ano.



Com 12 quilômetros, o novo corredor é o primeiro do Transpinula, nome do serviço de transporte público coletivo da cidade. Santa Catarina Pinula tem cerca de 80 mil habitantes e fica ao lado da capital, na fronteira sudeste. Este novo corredor integrará Santa Catarina à linha 13 do Transmetro, o BRT (Bus Rapid Transit) da Cidade da Guatemala.



Ao longo do percurso entre as duas cidades haverá 14 paradas com sistema de pré-pagamento e plataforma de embarque em nível com os ônibus, garantindo rapidez e segurança aos usuários. Serão transportados 20 mil passageiros/dia. Esta é a primeira vez que a municipalidade vai operar diretamente o transporte público de passageiros na cidade.

Alto desempenho


Os chassis Volvo são do modelo B270F, com motor de 270 cv e alto torque, o que garante alto desempenho mesmo com grande quantidade de passageiros. A carroceria Torino da Marcopolo permite o transporte de 62 pessoas, 33 delas sentadas. Os ônibus possuem câmeras de monitoramento interno e externo, poltronas estofadas, CityVent (sistema inteligente de renovação do ar), dentre vários outros itens de conforto.
Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina

“A inauguração do corredor é o primeiro passo para um novo sistema de transporte em Santa Catarina Pinula. Vencer a licitação, fornecer com exclusividade os ônibus e participar do começo dessa transformação é muito relevante para a Volvo, uma marca que tem longa tradição e experiência em sistemas integrados de transporte de passageiros”, afirma Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina. A Volvo viabilizou o negócio em parceria com a Tecun, importador da marca na Guatemala.

Participação crescente


A comercialização dos 30 novos veículos para o Transpinula se soma a vendas recentes da Volvo para cidades da Guatemala. Em setembro, foram 20 articulados modelo B340M para o BRT da Cidade da Guatemala. Com as novas entregas, a Volvo somará 146 ônibus em operação no BRT integrado da capital do país, com uma participação de 58% na frota de veículos pesados da cidade, uma das maiores metrópoles da América Central. Ao todo, o Transmetro transporta mais de 400 mil passageiros por dia.



“Temos participação ativa desde o início do Transmetro, com nossos articulados e biarticulados, e agora no Transpinula, com chassis convencionais. Nossos veículos são a melhor opção para sistemas integrados, com alta robustez, tecnologia e segurança. Temos orgulho em acompanhar e fazer parte da evolução desses sistemas da Guatemala e também de vários outros da América Latina”, finaliza Selski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário