25/03/2021

Linha N-26 volta com tradicional itinerário à Ponta Negra a partir de amanhã (26/03)

Por Josenilson Rodrigues Busão de Natal

A empresa Reunidas Transportes Urbanos informou na manhã de hoje (25/03) por meio de informativo em seu terminal e frota, que a linha N-26 que atualmente faz o itinerário Soledade I / Midway, voltará com seu itinerário original Soledade I / Ponta Negra a partir de amanhã (26/03/2021).



A linha teve seu itinerário encurtado no dia 14 de Setembro de 2020 junto com várias outras linhas que sofreram alterações de itinerário.



De lá para cá, somente a linha N-73 realizava o atendimento Zona Norte (Santarém) à Ponta Negra. E com o itinerário encurtado da N-26, a linha praticamente morreu por falta de demanda.

Encurtar itinerário nem sempre é um bom negócio


Em Setembro / 2020 quando foram anunciados as alterações de itinerário de algumas linhas, muitos busólogos (estudiosos do transporte coletivo) se perguntaram do porque dessas alterações, uma vez que, se o usuário não fizer uso da mesma quem sairá perdendo mais que o usuário é o empresário, já que atualmente existem vários outros meios de transporte seja ele: carona, bicicleta, táxi ou aplicativos.

Mas a ideia era fazer com que o usuário firmasse o seu deslocamento com o uso da integração. Entretanto, muitos usuários não tem confiança nesse beneficio e é comum encontra pessoas que pegaram ônibus de linha X para se integrar com linha Y e no final pagar outra passagem. Por essas e outras que o sistema de integração acaba perdendo cada vez mais a credibilidade entre os usuários.



A linha N-26 não é a primeira linha a voltar com seu itinerário original após mudança. No dia 08 de Setembro de 2020 a linha 21 passa a retornar da Av. Getúlio Vargas, em Petrópolis, nos dias úteis. Com a mudança, a linha passa a se chamar O-21 (Felipe Camarão/Petrópolis, via Alecrim) e terá intervalo entre viagens médio de 20 minutos.

A mudança não durou Duas semanas, no dia 15 de Setembro do mesmo ano a linha voltou com o itinerário normal seguindo para Areia Preta.



O mesmo também aconteceu com a linha O-83 que no dia 14 de Setembro de 2021 deixou de ir até a Vila de Ponta Negra retornando da Rota do Sol. Após Quatro dias a linha volta com seu itinerário original no dia 18 de Setembro de 2020.

3 comentários:

  1. Estava complicado demais depender só da 73 para PN.

    ResponderExcluir
  2. A gente agradece demais por isso. já não era sem tempo.

    ResponderExcluir
  3. Se as outra que não deram certo voltaram, então a 26 pode voltar. Foram tantas mudanças em 2020 que fico me perguntando quem é os autores dessas mudanças ridículas que só fazem prejudicar o usuário. Ao menos fizeram um FAVOR EM CORRIGIR O absurdo.

    ResponderExcluir