Corredor de obras do viaduto do Igapó é alongado. O que se pode fazer para evitar ainda mais os congestionamentos?

Por Josenilson Rodrigues Busão de Natal


Congestionamento é sinônimo de Av. Tomaz Landim. As obras do viaduto que prometem agilizar o trânsito estão trazendo transtornos, a boa notícia é que isso é temporário.


Porém, pode se intensificar ainda mais com o alongamento do corredor de obras, onde no sentido Natal a Ceará Mirim existe a parada das mangueiras, aquela parada é o retém o trânsito.




Quando vem mais de Dois ônibus ao mesmo tempo é quase um sacrifício sair, isso se dá porque os carros de passeio não estão usando o desvio. Mesmo com uma câmera gravando o desrespeito de trânsito, ninguém ouviu falar de multa e isso intensifica os carros e motos a usarem o acesso que foi feito para o transporte coletivo, ambulância e carretas trafegarem.


O que se pode fazer para amenizar o trânsito no local


A primeira opção seria aterrar o local onde fica a parada das mangueiras criando uma espécie de baia, onde os ônibus possam entrar, fazer o seu embarque e desembarque e em seguida sair. Porém, ao olhar o local é meio apertado e mesmo que desse certo, o motorista do ônibus poderia ter dificuldades em sair da baia devido ao volume de carros.


Outra opção seria adiantar as paradas dividindo as operações em Dois, a 50 metros da parada das mangueiras criar uma parada somente para ônibus que fazem itinerário para: Amarante, Golandim, Regomoleiro, São Gonçalo do Amarante e Macaíba.


Depois do sinal, no posto de combustível a parada dos ônibus intermunicipal poderia permanecer lá sem alterações. Mas a frente, pouco depois do mar Vermelho, já existe uma parada de ônibus lá poderia ser usado somente para as linhas com itinerário para: Ceará Mirim, Parque dos Coqueiros, Jardim Petrópolis, Extremoz e opcional.


Com essas medidas, uma faixa (a da esquerda) estaria livre para o trafego dos veículos fazendo o trânsito fluir, de forma mínima, mas iria fluir diferente de hoje onde o trânsito fica 100% parado quando tem ônibus fazendo embarque ou desembarque de passageiros.


Como se não bastasse esse trânsito, quando o ônibus termina suas operações e segue continuidade na rota, um fluxo gigante de carros e motos saem ao mesmo tempo e com os sinais na via, eles seguem retidos e ao chegar na rotária da BR-406 com a BR-101 o grande volume de veículos não consegue trafego e se entalam todos ao mesmo tempo formando mais um congestionamento que na maioria dos dias da semana chega fácil no posto da Skol no Parque dos Coqueiros.