12/07/2020

Os micro-ônibus da empresa Expresso Oceano


A busologia mais unida para trazer o melhor da história do nosso transporte pra você caro leitor. Embarque nessa viagem ao tempo!

Por Busão de Natal em parceria com o Unibus RN

Os micro-ônibus fizeram parte da maioria das frotas das empresas da grande Natal entre o final dos anos 1990 até a meados de 2010. Inicialmente, as empresas tiveram a ideia de operar com micro-ônibus para concorrer com o transporte clandestino, que atuava com vans. A proposta do "micro" era apresentar uma operação mais ágil que o ônibus de grande porte, garantindo que o usuário permanecesse utilizando o transporte convencional ao invés dos clandestinos ou até mesmo do alternativo principal concorrente das empresas na época.



Inicialmente, o transporte de Natal chegou a ter o sistema "Ligeirinho", que atuava como um transporte executivo. Posteriormente, as renovações passaram a ocorrer com micro-ônibus, que foram direcionados às linhas de menor demanda ou de lugares com dificuldades de manobra por parte dos ônibus.





Na Expresso Oceano, empresa criada pela Guanabara em 31 de Maio de 1996, os micros estiveram presentes na incorporação das linhas metropolitanas da mesma no ano 2000, antes desse feito a Guanabara era quem operava tanto as linhas urbanas de Natal, quanto às linhas metropolitanas.



Os primeiros ônibus metropolitano que fizeram parte de sua frota como veículos com sua própria marca, foram micro-ônibus. Por lá, eles receberam o slogan de "Expressinho" dando alusão a um Expresso Oceano pequeno (micro - Expressinho Oceano).




A Oceano contou com os micro-ônibus do modelo Senior GV, da Marcopolo - em configuração semelhante aos que já faziam parte da frota de Natal, comprado pelas empresas Guanabara e Conceição no ano anterior, em 1999 - e Piccolo, da Caio. Os modelos tinham chassi Volkswagen 8-140 OD.



Posteriormente, a Oceano seguiu incluindo micro-ônibus em sua frota. O Senior G6 foi a opção escolhida pela empresa para uma nova renovação ocorrida ainda no início dos anos 2000. Os ônibus tinham a mesma configuração dos veículos adquiridos pela Guanabara para sua atuação no "Ligeirinho" em Natal, e também receberam o slogan de "Expressinho".



Com o fim do "Ligeirinho" ocorrido em Natal, a Oceano também retirou a diferenciação da marca "Expressinho" de seus micros, readequando a pintura dos veículos, que já não estavam mais presentes na nova renovação ocorrida, também com o Senior, desta vez com a configuração de duas portas.


Parte dos Senior adquiridos pela Guanabara ainda chegaram a ser direcionados para a Oceano. Lá, eles rodaram com parte da pintura da Guanabara, recebendo pequenas adequações para a nova empresa.



A transferência ocorreu como reforço de frota, e posteriormente, os ônibus foram reformados, recebendo o novo padrão de pintura adotada pela Oceano, que trocou a predominância da cor amarela, pelo branco com para-choques na cor azul padrão já usado no seguimento intermunicipal da empresa.




O padrão já estava presente nos micros da empresa que atuavam no segmento intermunicipal, também do modelo Senior, e no Vicino, ambas carrocerias produzidas pela Marcopolo que também fizeram parte da frota da Oceano.


Os micros começaram a deixar a frota em meados de 2010, com o advento dos "micrões" - ônibus do modelo "midi", de diversos modelos, que também fizeram parte da frota da Oceano. Posteriormente, toda a frota foi substituída por veículos de grande porte.



Atualmente, a empresa Oceano foi descontinuada por sua proprietária, a Guanabara, que passou a operar todas as suas linhas e voltou a atuar no sistema intermunicipal, semelhante a atuação anterior a criação da Oceano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário