08/04/2016

Iveco Bus do Brasil de olho no mercado internacional

Exportações são alternativas para expansão: ônibus de 15 e 17 toneladas estão entre os produtos

Por Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


Chassi 170S28, para fretamento ou transporte urbano e metropolitano, é uma das apostas da Iveco também para o mercado externo.

Visto como uma oportunidade para reduzir os números negativos ou mesmo para crescimento em época de crise fiscal, crise econômica e crise política no Brasil, o mercado externo ganha ainda mais atenção por parte do setor de veículos pesados, que tem registrado uma queda global desde 2014.

A desvalorização do real frente ao dólar e a realidade econômica de diversos países, que diferentemente do Brasil, estão crescendo e investindo podem facilitar os planos para as exportações.

A Iveco Bus, fabricante de ônibus da Iveco no Brasil, anunciou que vai investir na participação no mercado externo, principalmente para a América Latina, e divulgação de modelos recentemente lançados pela marca, como chassi 170S28, de motor dianteiro indicado para ônibus de fretamento e transportes urbanos e metropolitanos, e do 150S21, mais recente lançamento da Iveco , que pode ser utilizado com a configuração de carrocerias “micrões” no serviços urbanos ônibus, para ônibus de fretamento de menor porte e transporte escolar. No início deste ano, a marca lançou o GranClass 150S21, em parceria com a Mascarello, para transporte escolar em áreas de difícil acesso, atendendo às especificações do Programa Caminho da Escola.

No ano passado, a Iveco foi a única montadora de ônibus que registrou crescimento, chegando a 62,4% de expansão nas vendas. Mas entre janeiro e março deste ano, seguindo a tendência de outras marcas, de acordo com a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a queda é de 70,1% no mercado interno em comparação com o primeiro trimestre de 2015, somando 115 ônibus licenciados.

As vendas para o mercado externo se intensificaram em 2015.

De acordo com a montadora, países como a Colômbia, Costa Rica e Paraguai, já receberam veículos da marca. No ano passado, a Iveco vendeu 443 unidades para o mercado externo. O número é mais que o dobro das 134 unidades comercializadas no ano de 2014.

Segundo o diretor de negócios de ônibus da Iveco para América Latina, Humberto Spinetti, a empresa desenvolveu produtos que são adequados para a realidade também dos países vizinhos.

“Enxergamos um potencial muito grande para nossos produtos no mercado latino americano … Nosso portfólio conta com veículos altamente competitivos e prontos para brigar de igual para igual com nossos concorrentes no exterior. Estamos fazendo a lição de casa aprimorando nossos produtos e fortalecendo a rede de concessionárias”

Além do chassi 170S28 para ônibus de 17 toneladas, do 150S21 para 15 toneladas, fazem parte da linha da Iveco, o chassi para micro-ônibus de até 29 passageiros 70C17 e a van Daily Minibus, disponível nas versões para Fretamento e Turismo, nas configurações 15+1 passageiros (45S17), com rodado simples na traseira, e 18+1 passageiros (50C17), com rodado duplo.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário