Scania e suas tecnologias alternativas em tração

Reforçando sua expertise em transporte urbano com sustentabilidade ambiental, a montadora Scania participou recentemente de duas feiras na América Latina, a ExpoTransporte, no México, e a Fitrans, na Colômbia, destacando sua motorização a gás natural Euro 6, além do Scania Communicator, sistema que permite a conexão do veículo com a internet, gerando dados para os clientes e as oficinas da fabricante.



Falando em transporte público com baixos níveis de emissões poluentes, a cidade colombiana de Cartagena apresentou há poucos dias os primeiros ônibus articulados de seu recém sistema de transporte Transcaribe, onde 147 chassis Scania (58 articulados e 89 convencionais) rodarão com propulsão a gás natural (foto abaixo).

É a maior e a primeira venda de ônibus a gás natural da Scania com motor Euro 6 na América Latina. Além dos veículos, a negociação envolveu o pacote de serviços e manutenção. Os chassis também contam com o Scania Fleet Management, sistema de monitoramento em tempo real sobre o comportamento dos condutores, o consumo de combustível, a necessidade por reparos mecânicos, dentre outros itens.

Para a Scania, sua nova linha de motores a gás Euro 6 tem duas vantagens técnicas muito importantes para o mercado colombiano. A primeira é que ela está preparada para funcionar em regiões localizadas na altitude, o que significa uma excelente opção para o plano de progresso tecnológico de Bogotá e para cidades como Medellín. E a segunda é que a linha oferece grande tolerância a variações na especificação do combustível, o que permite trabalhar com distintas qualidades de gás sem precisar de ajustes no motor.

Fonte: Revisto AutoBus